Raízes do Mogi Guaçu: Um Programa que visa restaurar 480 hectares de terras

Raízes do Mogi Guaçu: Um Programa que visa restaurar 480 hectares de terras

Publicado em: 13 de outubro de 2023

Programa criado pelo WWF-Brasil e Sylvamo, tendo a Copaíba como parceira implementadora, recuperou em 2022, 80 hectares de terras, protegeu a água de 50 nascentes e plantou quase 90 mil mudas.

Em um esforço conjunto para preservar e restaurar a bacia do Rio Mogi Guaçu, o Programa tem ganhado destaque por sua bem-sucedida missão, fortalecendo as nascentes, córregos e rios, além de estar contribuindo para melhorar as condições ecológicas, sociais e econômicas da região. 

O “Raízes do Mogi Guaçu” é uma iniciativa que teve início em 2018, através da idealização da organização WWF-Brasil e da empresa Sylvamo, o apoio de outras empresas e a atuação dos parceiros implementadores, como a Copaíba, Grupo Dispersores e Instituto Federal Sul de Minas Gerais – Núcleo Inconfidentes. 

O primeiro plantio realizado pela Copaíba, dentro do “Raízes”, aconteceu em dezembro de 2019. Foram mais de 1.000 mudas de árvores nativas plantadas em uma propriedade localizada no bairro do Porto, Município de Socorro. A meta era restaurar até 2022 o total de 100 ha de floresta, da qual foi muito bem-sucedida, finalizando o período com 134 hectares plantados.

O Programa entra agora em sua terceira fase, com a ambição de recuperar no total do projeto, 480 hectares até 2026. A Copaíba já tem previsto para esta próxima temporada 150 hectares de terras, distribuídos entre os municípios de Socorro, Serra Negra, Águas de Lindóia, Itapira e Lindóia do estado de São Paulo, Munhoz e Bueno Brandão do estado de Minas Gerais. Os plantios começam dentro das próximas semanas, com previsão de 80 mil mudas.

 

Parceiros Fundamentais

 

O sucesso do “Raízes do Mogi Guaçu” não seria possível sem o apoio de todos os parceiros, que fornecem os recursos financeiros necessários para produção de mudas, equipamentos, insumos e realização das atividades de restauração. Além disso, a colaboração ativa dos proprietários rurais que abraçam o programa é crucial, pois eles permitem a restauração em suas terras, demonstrando o compromisso local com a sustentabilidade.

A proprietária Ellen Fontana, é exemplo disso. Pela segunda vez ela irá participar do Raízes do Mogi Guaçu, em sua propriedade que fica em Socorro/SP. “O que nos motivou foi o sucesso da primeira etapa do projeto! Plantar um pouco de árvores todos os anos é um propósito da nossa família. Também acredito ser necessário e justo o apoio aos produtores rurais na implantação de projetos de conservação dos recursos naturais. Assim, não podemos perder mais essa oportunidade de parceria com a Copaíba e o Raízes!”, comenta Ellen.

Em Itapira/SP, a proprietária Paola Ventosa estava em busca de uma parceria que pudesse restaurar as nascentes de suas terras. Através do contato do seu irmão ao Programa Raízes do Mogi Guaçu e das redes sociais da Copaíba, com quem iniciou as conversas, seu contrato já está firmado para começar os plantios nesta próxima temporada. “A minha maior motivação foi constatar como a natureza reage rápido quando a preservamos, pois em 2014 cerquei e plantei no entorno de uma nascente que havia secado e hoje ela voltou a produzir, o que é muito gratificante”, comenta Paola durante a sua assinatura de contrato, e segue dizendo: “O que eu desejo é que cada vez mais a natureza possa seguir seu curso natural, sem a interferência predatória do homem, produzindo recursos naturais essenciais à nossa sobrevivência como espécie. Saber que a água está sendo produzida na minha propriedade é um privilégio. Gratidão a equipe Copaíba pela parceria!”

Em um mundo onde a conservação da natureza e a mitigação das mudanças climáticas são imperativas, o “Raízes do Mogi Guaçu” é um exemplo inspirador de como a restauração ecológica pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar esses objetivos. Com o apoio contínuo de parceiros e a dedicação da equipe, este programa continuará a prosperar, deixando um legado duradouro de respeito pela natureza e sustentabilidade para as gerações futuras.

Compartilhe!

Últimas publicações