Região de atuação

Região de atuação

A Copaíba atua nas bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, localizadas no sul de Minas Gerais e leste do Estado de São Paulo.

Essas duas bacias hidrográficas estão na Mata Atlântica e abrangem 19 municípios, sendo 13 paulistas: Amparo, Águas de Lindóia, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Itapira, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Monte Alegre do Sul, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro; e 6 mineiros: Bom Repouso, Bueno Brandão, Monte Sião, Munhoz, Senador Amaral e Toledo.

Mata Atlântica

Bioma original do litoral brasileiro, a Mata Atlântica cobre uma faixa que vai do Piauí ao Rio Grande do Sul, estendendo-se até a Argentina e Paraguai. Originalmente a área era 1.315.460 km², 15% do território brasileiro. Atualmente a área remanescente é de 102.012 km², 7,91% da original.

Rio Camanducaia

A bacia do Rio Camanducaia, sub-bacia integrante das bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), é uma região produtora de água, considerada de extrema importância para o abastecimento público principalmente do município de Amparo. Devido sua importância ecológica, a bacia hidrográfica do rio Camanducaia é quase toda inserida em uma Unidade de Conservação de Usos Sustentável, a Área de Proteção Ambiental (APA) Piracicaba – Juqueri-Mirim – Área II.

Rio do Peixe

O Rio do Peixe, com vazão de 11,97 m³/s, é o principal afluente da margem esquerda do Rio Mogi Guaçu e o mais importante rio do Circuito das Águas Paulista. É fonte de abastecimento de água e o principal atrativo turístico da região. Tem suas nascentes na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais. Popularmente considera- se que sua nascente localiza-se no município mineiro de Senador Amaral-MG, mas estudos indicam a nascente em Munhoz-MG.