Educação Ambiental

Educação Ambiental

As ações de sensibilização e educação ambiental são realizadas com diferentes públicos, desde proprietários de terra até estudantes. Através de vivências e visitas monitoradas buscamos sensibilizar esses grupos sobre a importância da conservação da natureza.

Por meio de ações educativas buscamos sensibilizar a sociedade de que todos fazemos parte da natureza e por isso é importante a sua conservação, dando destaque para a relevância da conservação e restauração da Mata Atlântica que faz parte da nossa atuação institucional e local.

Desde seu início, o Programa de Educação Ambiental da Copaíba já impactou mais de 30.000 pessoas, seja por meio das visitas, das ações em eventos ou do programa de voluntariado.

Objetivo

  • Despertar o interesse em crianças, jovens e adultos pelas questões ambientais.
  • Realizar a sensibilização e educação ambiental na sociedade sobre a importância da conservar e restaurar a Mata Atlântica. 
  • Compartilhar conhecimentos que possam colaborar na mudança de postura e atitude nas ações do cotidiano.
  • Colaborar para que essas mudanças aconteçam, seja com o despertar da consciência ambiental de cada participante do nosso Programa de Educação Ambiental, seja com o plantio de florestas na área de atuação da Copaíba.

Principais atividades

  • Vivências e aprendizagens por meio da oferta de visitas no Espaço Copaíba que são pensadas para atender diferentes fins e públicos.
  • Desenvolvimento de conteúdos sobre Conservação e Restauração Ambiental compartilhados com a sociedade em geral.
  • Adaptação e elaboração de conteúdos de Educação Ambiental disponibilizados em canais de comunicação da Copaíba e nas ações educativas.
  • Materiais de sensibilização e educação ambiental elaborados sob demanda para empresas e escolas, além de matérias para diferentes mídias.
  • Orientação e troca de informações quanto à adequação às normas ambientais com os beneficiários dos projetos de Restauração Florestal da Copaíba.

Como participar do Programa de Educação Ambiental da Copaíba?

  • Agende uma visita no Espaço Copaíba e tenha uma VIVÊNCIA em nossa Trilha e em nosso Viveiro de Mudas
  • Convide nossa equipe para participar de um evento em sua escola, empresa, organização e grupos em geral, podemos oferecer palestras, oficinas e cursos
  • Compartilhe nossos conteúdos disponibilizados nas redes sociais ou solicite conteúdo específicos
  • Divulgue nosso trabalho por meio de matérias e entrevistas
  • Faça parte do Programa de Voluntariado da Copaíba, uma oportunidade para quem quer aprender, na prática, como preservar e regenerar o meio ambiente
  • Solicite uma parceria para fortalecer o desenvolvimento científico.

Entre em contato a Coordenação de Educação Ambiental:

Telefone: (19) 9 9953-8382

E-mail: [email protected]

Seja voluntária/voluntário da Copaíba!

TENHO INTERESSE

Nosso programa de visitas

Vivências

QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes, empresas, instituições parceiras, turistas e qualquer cidadão interessado

O QUE É?
Este programa proporciona aos visitantes experiências de sensibilização e conscientização sobre a importância de ações efetivas para a conservação e restauração da Mata Atlântica. As visitas do PROGRAMA VIVÊNCIAS podem ser feitas com pequenos grupos ou até individualmente.

A visita passa pela sede institucional, viveiro de produção de mudas nativas e pela trilha da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Copaíba, uma Unidade de Conservação Estadual. O programa é planejado visando despertar nos visitantes a curiosidade pelas questões ambientais ligadas à sua realidade e, assim colocá-los em contato direto com a natureza.
Os grupos têm a oportunidade de conhecer as etapas do processo de produção de mudas e o trabalho de restauração florestal. As atividades são orientadas e acompanhadas pela educadora ambiental responsável pelo programa.

A experiência acontece por meio de duas opções de visitas monitoradas de apresentação do Espaço Copaíba:

– VISITA VIVEIRO (duração de 1h30): visita a sede da instituição; visita ao Viveiro de Produção de Mudas Nativas.

– VISITA TRILHA (duração de 1h30): visita a sede da instituição; visita a trilha da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Copaíba, uma Unidade de Conservação Estadual.

– Os visitantes têm a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a rotina de trabalho da Copaíba e dos impactos gerados na região e podem optar por realizar as duas visitas – VISITA COMPLETA (duração de 3h) – na mesma data.

Estudo do Meio – Visitas Pedagógica

QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares.

O QUE É?
O Programa ESTUDO DO MEIO oferece diferentes atividades para visitas pedagógicas divididas por ano/série.
Essas atividades são apresentadas na forma de um CARDÁPIO DE APRENDIZAGENS para as escolas, e cada ESTUDO DO MEIO trabalha competências e habilidades de acordo com as indicações da BNCC.
O trabalho pedagógico inclui um “antes e depois” da visita com o envio de material digital para a escola após a confirmação da visita.
O material inclui:
– Texto com o objetivo da visita e os conteúdos que serão desenvolvidos;
– Roteiro da visita com orientações gerais e cronograma;
– Formulário de avaliação.
A visita tem duração de 2h30 e inclui visita à sede da Copaíba e pausa para lanche.

Visita técnica

QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes de faculdades, centros universitários e universidades de áreas ligadas ao meio ambiente, seja de graduação ou pós-graduação.

O QUE É?
Compartilhamos o conhecimento técnico em produção de mudas nativas e restauração florestal, acumulado em mais de 20 anos de experiência nesses temas.
Os visitantes podem conhecer o Viveiro Florestal e também a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Copaíba, uma Unidade de Conservação Estadual. A visita técnica é monitorada pelas biólogas responsáveis pelo Viveiro Florestal e Restauração Ecológica da Copaíba, que acompanham e desenvolvem diversas atividades com os participantes. Por meio da visita espera-se compartilhar com os estudantes noções básicas sobre restauração florestal e produção de mudas de árvores nativas.

A visita tem duração de 4h.

Visitas tutoradas

QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes de faculdades, centros universitários e universidades de áreas ligadas ao meio ambiente, seja de graduação ou pós-graduação.

O QUE É?
O Programa VISITAS TUTORADAS foi pensado para grupos diversos e com atividades próprias que queiram associar seus conteúdos com os propósitos do Espaço Copaíba.
Atividades como Immersion day e vivências grupais de integração, cooperação, fortalecimento de missão e valores institucionais podem ser realizadas por escolas, empresas e grupos com o apoio de nossos colaboradores e mediante planejamento conjunto.

Propostas de atividades personalizadas podem ser avaliadas por nossos colaboradores. A duração e o investimento variam de acordo com a proposta.

Datas Comemorativas

QUEM PODE PARTICIPAR?
Interessados na temática ambiental.

O QUE É?
Realizamos atividades específicas em datas comemorativas e temáticas, tanto interna como externamente, mediante agendamento e planejamento.
Opções:

  • Plantio
  • Palestra
  • Oficina

Curso de Formação Continuada

Projetos de restauração

QUEM PODE PARTICIPAR?
Proprietários de terra que realizam a Restauração Florestal com a Copaíba e interessados em participar dos nossos projetos.

O QUE É?
Os proprietários de terra parceiros em nossos projetos Verde Novo e Raízes do Mogi, também interessados na parceria, têm a oportunidade de conhecer a nossa sede, a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Copaíba e o Viveiro Florestal onde estão as mudas que serão plantadas em seu terreno.
Durante a realização dos projetos, a Copaíba integra ações de sensibilização e educação ambiental ao orientar os proprietários de terra e cidadãos.
Não temos papel de fiscalizar, mas indicamos a adequação às normas e legislações ambientais quando identificamos alguma irregularidade na propriedade.

A visita tem duração de 1h e inclui uma conversa com a equipe de Restauração sobre os projetos e as condições da parceria.