Restauração Florestal

Restauração Florestal

Transformamos áreas degradadas em áreas de florestas.
Assim, trazemos de volta a flora nativa, a fauna silvestre, conservando a biodiversidade, a água, o solo e a qualidade de vida.

A Mata Atlântica das bacias hidrográficas dos rios do Peixe e Camanducaia está fortemente ameaçada, restando apenas 12,4% da mata original. A devastação das matas tem gerado impactos drásticos nessa região como desequilíbrio nos ecossistemas, degradação do solo e a diminuição da qualidade e quantidade da água.

A restauração florestal já é conhecida como uma solução eficaz entre os proprietários de terra das duas bacias. A Copaíba disponibiliza apoio técnico e mudas de árvores nativas para a realização dos plantios e execução dos Projetos Técnicos.

CADASTRE SUA ÁREA E PARTICIPE

O que queremos

Sensibilizar proprietários de terra e comunidade local quanto à importância da conservação e restauração das matas nativas para qualidade de vida da sociedade e para conservação da biodiversidade.

Apoiar proprietários de terras a restaurar as matas nativas e nascentes de rios de suas propriedades, com responsabilidade e transparência, combinando os valores e compromissos dos nossos parceiros.

Como atuamos

  • Executamos os projetos técnicos de restauração para cada propriedade e fornecemos apoio aos proprietários interessados em restaurar a mata e recuperar nascentes de seus terrenos, desde orientações técnicas para o plantio, até manutenção e cuidados com a área em processo de restauração ecológica, em parceria com os proprietários.
  • Mobilizamos uma rede de parceiros e recursos de diferentes fontes de financiamento para a restauração das florestas
  • Realizamos a visita técnica na propriedade e o plano de restauração para a área, considerando os objetivos do proprietário com a terra.
  • Capacitamos e damos apoio na manutenção das áreas.

Benefícios da Restauração Florestal

Mais do que cumprir legislação ambiental, ao restaurar a mata de sua propriedade com a Copaíba você tem diversos benefícios:

  • Projeto completo específico para cada área, com indicações das espécies e como preparar o solo para colocar a mão na massa
  • Diferentes formatos de apoio e insumos disponíveis, de acordo com as características e localização de cada área
  • Apoio na implementação e acompanhamento por técnicos experientes
  • Plantar árvores possibilita recuperação de água e fertilidade do solo em áreas degradadas, agregando valor à propriedade
  • Indicação para um processo de restauração mais sustentável e produtivo, por exemplo aproveitando áreas de declives
  • Parceria com uma organização reconhecida no Brasil e internacionalmente pelo trabalho com restauração ecológica

Nossos números

641

Hectares restaurados

856 mil

Mudas plantadas

320

Propriedades parceiras

Como participar

Adote uma Floresta

Compense as emissões de carbono da sua empresa e apoie um proprietário rural. Quando uma empresa patrocina um projeto de restauração, a Copaíba indica como sua empresa pode fazer o inventário de emissão de carbono e executa o Projeto Técnico, também dá assessoria técnica a um ou mais proprietários, equivalente às áreas dos hectares patrocinados. Conheça as oportunidades e benefícios!

Quero adotar uma floresta

Amigo da Natureza

Como pessoa física você também pode compensar o impacto ambiental das suas emissões de CO2. Para isso, a melhor estratégia é plantar árvores, que absorvem o CO2 da atmosfera reduzindo o efeito estufa e diminuindo a temperatura do planeta. A Copaíba planta árvores por você! Contribua com o plantio de árvores mensalmente e seja um Amigo da Natureza.

Saiba mais

Programa de parceria

Sua empresa também pode colaborar com a restauração e conservação da Mata Atlântica, contribuir na compensação das emissões de seus colaboradores e profissionais e apoiar produtores rurais a restaurarem suas florestas com contribuições mensais. A cada R$ 20,00 uma árvore é trazida de volta à natureza. As empresas parceiras recebem anualmente o certificado de mudas plantadas com a sua compensação de CO2. 

Conheça os demais benefícios!

Árvore de presente

Todo mundo sai ganhando quando você dá ou recebe árvores de presente. Como aniversariante, você pode fazer sua campanha para ganhar árvores plantadas. Se você quer presentear alguém, qualquer motivo ou data é a hora certa para dar árvores de presente. A Copaíba recebe os pedidos, planta suas mudas na estação de chuva e cuida da transformação das suas árvores para vocês!

Saiba mais

Como acontece a Restauração

A realização dos projetos acontece com a colaboração entre a Copaíba e o proprietário rural, com recursos de investidores, empresas e pessoas contribuintes.

  1. (Copaíba) Captação de recursos, negociação com parceiros e produção de mudas.
  2. (Proprietário) Demonstra interesse, faz contato com a Copaíba para realizar o cadastro da propriedade.
  3. (Copaíba) Equipe Copaíba analisa e indica ao proprietário os projetos em que sua propriedade se enquadra, levando em consideração a localização, potencial de conectividade florestal, a importância da conservação do solo principalmente em topos de morro, entorno de nascentes e margens de córregos e rios.
  4. (Proprietário) Proprietário sinaliza as formas que tem interesse em participar.
  5. (Copaíba) Realiza visita técnica na propriedade para explicar os detalhes do projeto.
  6. (Copaíba) Desenvolvimento do projeto técnico, de acordo com as necessidades dos proprietários e uso do solo em cada área.
  7. (Proprietário) Proprietário avalia e valida o projeto proposto.
  8. (Proprietário) e (Copaíba) Assinatura de contrato para firmar parceria, com descrições dos cuidados e o envolvimento necessário do proprietário no desenvolvimento do projeto, bem como as consequências de não cumprir e os custos.
  9. (Proprietário) Isolar a área, cercando-a caso haja necessidade (por exemplo: presença de gado/cavalo); Preparação para o plantio (roçada, coroamento e preparo do solo).
  10. (Proprietário) Entrega das mudas e materiais previstos no projeto
  11. (Proprietário) e (Copaíba) Plantio das mudas
    1. (Proprietário) Manutenção da área plantada com irrigação, coroando as mudas, controlando o capim e as formigas cortadeiras, por pelo menos dois anos
    2. (Copaíba) Acompanhamento técnico do desenvolvimento das árvores e dos resultados gerados pelo reflorestamento, nos ecossistemas em regeneração
  12. (Copaíba) Monitoramento das áreas: desenvolvimento das mudas ou árvores, surgimento de regeneração natural (um dos indicadores é o solo não exposto, com cobertura), presença de ave/fauna nas áreas em processo de restauração.
  13. (Copaíba) Continuidade do apoio na gestão de Unidade de Conservação, compartilhando informações sobre como manter as mudas saudáveis e ampliar área.

Programas patrocinados

Instituição de caridade 501 com a missão de ajudar os esforços globais de reflorestamento. A organização é construída em uma rede de indivíduos, empresas e escolas que doam monetariamente ou se voluntariam para ajudar a plantar árvores em todo o mundo. Atualmente a Copaíba tem 2 contratos de projetos ativos com eles.

Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Tem por objetivo financiar programas e ações na área de recursos hídricos, de modo a promover a melhoria e a proteção dos corpos d’água e de suas bacias hidrográficas. Ao todo a Copaíba já realizou projetos de 16 contratos da FEHIDRO.

Os proprietários, interessados em restaurar áreas de suas propriedades poderão receber gratuitamente mudas de espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, insumos para o plantio das mudas e apoio técnico antes, durante e depois do plantio das mudas.

Os proprietários devem estar dispostos a plantar voluntariamente, no mínimo, 2.000 mudas em uma área de 1 hectare de terra (10 mil metros quadrados) de sua propriedade. 

Para que fosse possível executar o programa foi desenvolvido uma análise que destaca as principais áreas para restauração, focando em conservação de água. Por meio de parcerias locais o programa busca mobilizar e apoiar proprietários localizados nessas áreas e juntos realizar a restauração de suas nascentes e córregos.

Programa criado pelo WWF Brasil,  International Paper e Sylvamo vai restaurar até 2022 o total de 100 hectares de floresta com o objetivo de identificar e restaurar as matas ciliares da bacia do Rio Mogi Guaçu e dos seus afluentes, colaborando para a conservação dos recursos hídricos.

A Tree-Nation ​​usa tecnologia própria para facilitar o plantio de árvores, capacitar pessoas físicas e jurídicas a participarem de projetos de reflorestamento. Os projetos de reflorestamento estão disponíveis em uma plataforma. Cada árvore na plataforma Tree-Nation é atribuída a sua própria URL única, o que significa que pode ser dotado e rastreado à medida que cresce. Os membros da Tree-Nation têm uma “floresta”, que é um ambiente personalizado na plataforma para ver todas as árvores que eles plantaram. Essas árvores estão ligadas a uma certa quantidade de CO2 compensado e podem ser rastreadas.

A Ecosia é um mecanismo de busca da Web online, que doa pelo menos 80% de sua receita excedente a organizações sem fins lucrativos que se concentram em reflorestamento e conservacionismo. Com sede física em Berlim, na Alemanha, a Ecosia considera-se um negócio social, é neutra em relação ao dióxido de carbono (CO2), afirma apoiar a total transparência financeira, protege a privacidade de seus usuários, e é certificada pela B-Lab como uma corporação beneficente. 

O site mantém um contador de árvores plantadas. De acordo com a Ecosia, mais de 140 milhões de árvores foram plantadas com o seu apoio até fevereiro de 2022.

O Projeto Verde Mel é uma iniciativa de manejo de abelhas nativas sem ferrão da Mata Atlântica, e faz parte do Programa Raízes do Mogi Guaçu,  uma parceria entre a empresa Sylvamo, o Instituto ATÁ, a WWF-Brasil e a Copaíba. 

Por meio da capacitação de agricultores são feitas as multiplicações das colônias de abelhas. Dessa forma, além de uma nova geração de renda no campo, com o manejo sustentável das abelhas, são fortalecidas as cadeias produtivas de mel, pólen, cera e própolis.

O Projeto ainda conta com centros de pesquisas e laboratórios especializados, realizando estudos sobre as características nutricionais e funcionais dos produtos; e parcerias com cozinheiros/as e chefes de cozinha, fomentando o desenvolvimento de receitas com os produtos de abelhas nativas.

Conheça os parceiros que tornam esses programas possíveis

“O apoio que damos à Copaíba é em função da seriedade de toda equipe que participa e, o profissionalismo”.

Sylvio Parente - Diretor Executivo Comercial da Bioleve - Flamin Mineração Ltda

Cadastre sua área e participe

Os proprietários de terra localizados nos municípios de Águas de Lindóia (SP), Amparo (SP), Bueno Brandão (MG), Holambra (SP), Lindóia (SP), Itapira (SP), Monte Alegre do Sul (SP), Monte Sião (MG), Munhoz (MG), Pedra Bela (SP), Pinhalzinho (SP), Serra Negra (SP), Socorro (SP), Toledo (MG), Jaguariúna (SP) , Pedreira (SP), Santo Antonio de Posse (SP), Senador Amaral (MG) e Bom Repouso (MG)  interessados em restaurar áreas de suas propriedades poderão receber o apoio técnico da Copaíba para o plantio e manutenção das mudas.

Quer receber as novidades sobre a instituição? *

Enquanto isso, descubra outras formas de apoiar a conservação e restauração da Mata Atlântica

FAÇA UMA DOAÇÃO