Proteger as abelhas para garantir a produção dos nossos alimentos
Proteger as abelhas para garantir a produção dos nossos alimentos
Mais de 75% das principais culturas alimentares do mundo são favorecidas pela polinização
As abelhas são consideradas os polinizadores mais importantes que conhecemos. Muitas culturas importantes dependem delas para a formação dos frutos e sementes. Mesmo em cultivos não totalmente dependentes de polinizadores, as abelhas podem contribuir para o aumento da produtividade e melhorar a qualidade dos frutos.
Já as culturas que dependem diretamente dos polinizadores, como o café, estão correndo sérios riscos com a diminuição das abelhas.
As abelhas estão acabando?
Pesquisadores e estudiosos apontam que diferentes fatores combinados ao uso de pesticidas são o principal causador do desaparecimento das abelhas. Lembrando que as mudanças climáticas, redução das florestas e as más práticas agrícolas já são razões suficientes para a redução desses importantes insetos.
O que podemos fazer?
Eliminar o uso de produtos químicos ou inseticidas, principalmente em época de floração das plantas é uma importante forma de ajudar nossas importantes aliadas. Além disso, aumentar a oferta do seu alimento pode ajudar muito.
Plantar florestas e, a partir daí oferecer uma vasta diversidade de flores às abelhas, tem sido a principal ação do Verde Novo, projeto executado pela Copaíba, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto tem como objetivo contribuir para a restauração e conservação das matas nativas da região das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, entre o Sul de Minas Gerais e leste do Estado de São Paulo.
Grandes parceiros, amantes da natureza e das abelhas, somam forçar com a equipe do Verde Novo nessa ação. Esse foi o caso de Beatriz de Oliveira Santos (Bia), de Socorro/SP, que se prontificou a transformar parte da sua propriedade em floresta. Pensando em tornar a propriedade biodinâmica, Bia tem feito diversas ações que conciliam a produtividade da propriedade com um uso mais sustentável dos recursos naturais.
A propriedade conta com um apiário, que faz parte dos planos das ações sustentáveis. Para enriquecer com flores a nova floresta, foram escolhidas para o plantio das mudas, espécies de árvores melíferas, que alimentarão as abelhas do apiário.
“Estamos cuidando dessas árvores para que elas cresçam muito fortes e sadias para assim, promover o que eu fui buscar com vocês: a restauração da terra, a proteção da propriedade (que será biodinâmica), o acréscimo de árvores melíferas para ajudar a produção do mel do nosso apiário, além de trazer de volta espécies de aves e animais, contribuindo para a conservação da natureza. É um prazer muito grande estarmos juntos nesse trabalho”, cometa Bia animada com a parceria.
Como receber as mudas e o apoio do Verde Novo?
O cadastro para participar está aberto. Todos os proprietários de terra e agricultores de Socorro e região que tiverem interesse em receber as mudas e o apoio podem entrar em contato pelo telefone da Copaíba: (19) 99953-8382, ou email [email protected]. Mais informações no site copaíba.org.br/verdenovo.
Fonte: Relatório Planeta Vivo 2018 – WWF
Compartilhe!
Últimas publicações
Uma Lição de Cidadania, Conscientização Ambiental e Inclusão: Alunos e Professores da APAE de Socorro visitam a Associação Ambientalista Copaíba
No dia 10 de novembro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Socorro encerrou de maneira memorável [...]
Copaíba participa da 10ª edição do Dia de Doar para promover a generosidade em conjunto com as ações da Educação Ambiental
Data comemorada em 28 de novembro traz expectativa de crescimento para a onda de doações se espalhar por mais municípios [...]
A Copaíba é uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023
Lista acaba de ser divulgada em premiomelhores.org. Destaques das categorias especiais e melhor do ano serão anunciadas em dezembro O [...]