Projeto Verde Novo comemora Dia Mundial das Florestas
Projeto Verde Novo comemora Dia Mundial das Florestas
Florestas
Em comemoração ao Dia Mundial das Florestas, a Copaíba realizou um evento no dia 21 de Março (quinta-feira), que contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre representantes e autoridades de diversos municípios da região, proprietários de terra parceiros, colaboradores, empresas amigas e visitantes que estiveram pela primeira vez na instituição.
O evento foi marcado com o lançamento de um estudo inédito realizado na região – o relatório técnico sobre a importância dos fragmentos florestas para a manutenção da conectividade funcional das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia. “Esse estudo faz parte de uma das principais ações do projeto Verde Novo, maior projeto de abrangência geográfica da Copaíba”, comenta a Coordenadora do projeto Verde Novo, Flávia Balderi.
A inauguração da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Copaíba também fez parte da celebração deste dia. Uma área restaurada de 2,3 ha, representando 40% da área da propriedade institucional foi reconhecida, pelo Governo do Estado de São Paulo, como uma Unidade de Conservação. Essa iniciativa foi concretizada graças a vontade das doadoras da propriedade, que hoje é sede da Copaíba. “Duas mulheres de garra e generosidade que sonhavam em destinar aquela área para a conservação florestal. O sonho delas ganhou força com nosso sonho e hoje temos nossa floresta reconhecida como uma área protegida”, salienta Ana Paula Balderi, Secretária executiva adjunta da Copaíba.
O evento foi encerrado com o plantio simbólico de uma árvore de copaíba, o mesmo ato de “plantar uma árvores” foi realizado por outros projetos patrocinados pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e aconteceu em várias regiões do país reforçando a importância das florestas não só para a regulação do clima, mas também para a manutenção da vida no planeta.
Compartilhe!
Últimas publicações
Copaíba denuncia situação crítica de queimadas no Circuito das Águas Paulista e pede ações urgentes do poder público
A Associação Ambientalista Copaíba, atuante há 25 anos pela conservação da Mata Atlântica nas bacias dos rios do Peixe e [...]
2º Encontro do Programa Raízes do Mogi Guaçu promove colaboração para a Restauração da Mata Atlântica
Socorro, SP – Nos dias 29 e 30 de outubro, a cidade de Socorro sediou o 2º Encontro presencial do [...]
Associação Ambientalista Copaíba participa do 4º Encontro das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
Entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, a região do Caparaó, no Espírito Santo, foi palco do [...]