População de Socorro se manifesta contra loteamento no Morro do Cristo
População de Socorro se manifesta contra loteamento no Morro do Cristo
Em comemoração à semana da água, um grupo representando a população moradora e visitante de Socorro, entregou às autoridades municipais o abaixo-assinado a favor da conservação do Morro do Cristo.
As listas contendo as assinaturas foram entregues ao Prefeito, André Bozola, e ao Presidente da Câmara Municipal, Lauro Aparecido de Toledo, que prontamente receberam o abaixo-assinado, elogiando a importante iniciativa popular.
O abaixo-assinado tem como objetivo solicitar às autoridades para que a paisagem formada pelo conjunto do Morro do Cristo e morros adjacentes, áreas de incontestável beleza cênica e valor turístico, seja conservada. A manifestação é contrária a qualquer ocupação desses morros, seja por casas, construções, loteamento ou novas ruas. O abaixo-assinado pede também que seja criada urgentemente, por meio de lei municipal, uma Unidade de Conservação, o Monumento Natural Morro do Cristo, protegendo toda sua beleza e função ecológica.
Por conta de uma proposta de se lotear o morro, o movimento, que teve início em setembro de 2015 por um grupo de cidadãos socorrenses, hoje ganhou força dos moradores e visitantes de Socorro. Mais de 2.600 assinaturas foram coletadas nos documentos.
O manifesto contra as ocupações no morro se baseia em estudos e levantamentos realizados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que apontam a alta fragilidade que essa região tem com relação à urbanização, apresentando alto potencial de grandes movimentações de terra. Existe, portanto, o risco de deslizamentos de terra, por conta da alta declividade do solo, além dos riscos de contaminação das nascentes de águas localizadas no entorno.
Isso, associado à importância turística e à beleza paisagística do conjunto de morros, que é o principal cartão postal da cidade, faz desse assunto uma das grandes prioridades para o município.
A partir da entrega do abaixo-assinado, as mais de 2.600 pessoas esperam das autoridades municipais ações de conservação dessa paisagem.
Para mais informações sobre o assunto visite a página Salvem o Morro do Cristo no Facebook (www.facebook.com/Salvem-o-Morro-do-Cristo). Para assinar a petição online a favor da conservação do Morro, clique aqui.
Entrega do abaixo-assinado ao Prefeito, André Bozola e ao Presidente da Câmara Municpal de Socorro, Lauro de Toledo.
Compartilhe!
Últimas publicações
Copaíba Celebra 25 Anos de história!
Na última sexta-feira, 13 de setembro, a Associação Ambientalista Copaíba celebrou seus 25 anos de existência em um evento memorável [...]
Copaíba celebrará 25 anos de história, no próximo dia 13 de setembro
Parece que foi ontem que tudo começou, mas já estamos muito perto de completar 25 anos de ações pela Mata [...]
Brasil em chamas: Seca prolongada e ação humana intensificam queimadas em todo o país
O Brasil enfrenta uma crise ambiental sem precedentes, com um aumento alarmante no número de queimadas em todo o território [...]