Cuidados com o corpo, mente a natureza

Cuidados com o corpo, mente a natureza

Publicado em: 29 de outubro de 2019

A Ong Copaíba vem realizando há 20 anos o reflorestamento de áreas degradadas nos municípios da região e muitos proprietários já se beneficiaram recebendo gratuitamente mudas árvores nativas da Mata Atlântica através do projeto Verde Novo patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental. Outras instituições também participaram do projeto, como é o caso do Brahma Kumaris, que já realizou três grandes plantios.

O Brahma Kumaris é um movimento espiritual mundial dedicado à transformação pessoal e à renovação do mundo. Com 40 anos de história um dos retiros da instituição está localizado no município de Serra Negra que, hoje, possui uma floresta com mais de 5 mil árvores nativas, sendo grande parte plantada através do projeto Verde Novo.

Lucina Ferraz, coordenadora nacional da instituição, comenta sobre as mudanças na paisagem do sítio “Antes do Brahma Kumaris vir para o Sítio Vila Serra Serena ele estava bem degradado. Recebemos pessoas de diversas regiões e elas não imaginam como era a propriedade antes da restauração. Além de cursos, palestras e meditação, carro chefe da instituição, as pessoas podem fazer a trilha em meio à floresta e ter o contato direto com a natureza”.

A instituição também se preocupa com a sustentabilidade do sítio, nos últimos anos foram implementadas diversas práticas sustentáveis, como horta orgânica, compostagem, separação de lixo, fossa orgânica e captação de energia solar. O propósito do Centro do Brahma Kumaris em Serra Negra é ser um exemplo de harmonização do ser humano com a natureza.

Para os proprietários que tem interesse em restaurar suas propriedades e receber gratuitamente mudas nativas da Mata Atlântica, devem realizar o cadastro através do site verde novo ou para mais informações entrar em contato pelo número (19) 9 9953-8382.

Compartilhe!

Últimas publicações