Copaíba recebe, como doação, propriedade para ampliar suas ações na região
Copaíba recebe, como doação, propriedade para ampliar suas ações na região
Ao longo de seus quase quinze anos, a Associação Ambientalista Copaíba tem trabalhado fortemente na região sul de Minas Gerais e leste do estado de São Paulo, restaurando áreas devastadas, produzindo mudas de árvores nativas, desenvolvendo ações de políticas públicas ambientais e sensibilizado milhares de pessoas, entre elas proprietários de terra e estudantes.
Por meio de parcerias com proprietários de terra da região, a Copaíba já plantou mais de 300 mil mudas nativas distribuídas em mais de 2.000.000 m2 de áreas que estão se transformando em florestas.
Diante deste trabalho e das parcerias firmadas, a Copaíba conquista a confiança, o respeito e a admiração de muitas pessoas. As proprietárias, Eliane Vaz Guimarães e Eliane Aparecida da Silva, são exemplos de dedicação e apoio à conservação da natureza. Uma vontade enorme de contribuir para um mundo melhor e também para a conservação da natureza fez as proprietárias tomarem a iniciativa de doarem sua propriedade à Copaíba.
As doadoras conheceram a Copaíba por meio do Verde Novo, projeto patrocinado pela Petrobras. Em 2011 elas procuraram o apoio da Copaíba para recuperarem as Áreas de Preservação Permanente (APP) da propriedade, foi ai que nasceu a relação de confiança e reconhecimento.
Graças a elas, esse será um marco na história da instituição. Pela primeira vez a instituição recebe uma doação tão valiosa, que gerará muitos frutos. “Ficamos emocionados e imensamente gratos com a grandiosa atitude das doadoras. A partir de agora, com área própria, a Copaíba inicia uma nova fase. Nosso sonho de muitos anos, agora é realidade. Mais mudas serão produzidas e mais áreas serão restauradas”, comenta Felicio Sartori, Presidente da Copaíba.
A propriedade, localizada no bairro da Pedra Branca, em Socorro/SP, tem área suficiente para as ações de sensibilização ambiental, para a restauração florestal, e também para a produção de 1 milhão de mudas nativas, metas estipuladas pelo planejamento estratégico da Copaíba desde 2012, que agora poderão ser atingidas.
Além disso, será criada um Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a qual será destinada à pesquisa e ações de educação ambiental. A Copaíba espera ainda contribuir e apoiar os proprietários do bairro da Pedra Branca, já que logo estará trabalhando junto à comunidade.
As doadoras viram, neste ato de doação, a garantia de continuidade e expansão dos seus próprios objetivos para a propriedade. Objetivos estes que começaram em 2008, quando da aquisição, com a recuperação das benfeitorias, instalação ecológica de coleta de água da chuva para irrigação, execução da primeira fase de recuperação das APP existentes e descanso do solo por mais de 5 anos. “A Visão da Copaíba é a nossa Visão”, comentam as doadoras.
A Copaíba é imensamente grata às doadoras, que, com muito carinho destinaram a propriedade para uma causa nobre e que será utilizada para contribuir com a missão institucional, de recuperar florestas, conservar a água, a fauna, a flora da região, e também sensibilizar e apoiar proprietários de terra das bacias do rio do Peixe e Camanducaia.
Compartilhe!
Últimas publicações
Aberta a temporada de cadastro para receber apoio para restauração florestal pela Copaíba.
Falta água na sua propriedade rural? Proprietários rurais podem se cadastrar para receber benefícios e conseguir recuperar a água, o [...]
Prefeitura Municipal de Amparo analisa Termo de Adesão para elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica com aplicação da Lente Climática e lançamento da ação de Consulta Pública de Percepção Ambiental no município.
No dia 24 de maio, em reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, a Associação Ambientalista [...]
Prefeitura Municipal de Lindóia assina Termo de Adesão para elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica com aplicação da Lente Climática e lança ação de Consulta Pública de Percepção Ambiental de sua população em 27 de maio, Dia da Mata Atlântica.
No dia 17 de maio, em reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, a Associação Ambientalista [...]