Copaíba completa 23 anos em defesa da Mata Atlântica

Copaíba completa 23 anos em defesa da Mata Atlântica

Publicado em: 13 de setembro de 2022

Com a missão de conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, a Associação Ambientalista Copaíba foi fundada em 1999 em resposta à degradação da Floresta Atlântica e de ambos os rios. A Oscip atua em 19 municípios, desenvolvendo projetos e programas de educação ambiental, políticas ambientais, produção de mudas de árvores nativas e restauração florestal.

Em 2019 conquistou o Prêmio de Melhor Ong do Meio Ambiente do Brasil e em 2020 recebeu o Prêmio Muriqui, uma das maiores homenagens às ações ambientais do país, reconhecido pela UNESCO e realizado pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Até hoje produziu mais de 3,5 milhões de mudas nativas no Viveiro Florestal, plantou mais de 856 mil mudas com a implementação de 640 hectares de novas florestas. 

“Em 23 anos de história, foram mais de 320 proprietários rurais beneficiados com mudas, insumos para o preparo das áreas e acompanhamento técnico por dois anos após o plantio em suas propriedades. E agora é época de cadastro dos interessados. Quem quiser melhorar a quantidade e qualidade da água na propriedade, pode procurar a Copaíba para se cadastrar e ser beneficiado.” comenta Lígia Soares, coordenadora de comunicação.

“O principal motivo pelo qual as propriedades são cadastradas é a falta de água. Os produtores se cadastram para implementar a restauração florestal em busca de recuperação de nascentes, topos de morros e cursos d’água, pois sabem que ao plantar floresta, podem trazer de volta ou aumentar a quantidade de água nas nascentes.

 

 Apoiar proprietários rurais para a restauração das suas propriedades é algo importante porque eles são donos das terras produtoras da água que favorece a todos e, nossa região produz parte da água que abastece a região metropolitana de Campinas. Nossa área de atuação é montanhosa, topo de bacia e é super importante ser preservada pois garante segurança hídrica e energética para atividades econômicas que ajudam a aquecer a economia do Estado de São Paulo”, explica Lígia.

As florestas também trazem outros serviços ecossistêmicos essenciais, como, fertilidade do solo, controle de erosão e assoreamento, ação dos polinizadores que beneficiam a produção agrícola, conservação da biodiversidade, regulação do clima e ainda há alternativas de renda, como criação de abelhas nativas sem ferrão e a produção de mel, por exemplo.

“Em 23 anos, a Copaíba formou um time de apoio que queremos fortalecer cada vez mais. São empresas, pessoas e instituições que somam esforços e contribuem com ações locais, que causam impactos positivos, para além da região dos Circuito das Águas Paulista, abrangem um contexto global, contribuindo para o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera, combatendo o aquecimento do planeta. Com o número de mudas plantadas nos projetos de restauração, a Copaíba sequestra por volta de 150 mil toneladas de CO2 da atmosfera”, reforça a colaboradora da Associação.

Por isso, ao apoiar a Copaíba, as pessoas e empresas estão colaborando com ações de grande impacto positivo para a humanidade e o planeta, mostrando que reconhecem sua responsabilidade perante ao meio ambiente e à sociedade.

Com muita seriedade, foco, dedicação e profissionalismo, a Copaíba trabalha para alcançar sempre os melhores resultados e já conquistou seu reconhecimento. Muito atenta à sua gestão, elaborou um planejamento estratégico que desenhou sua visão para nortear as atividades dos próximos 5 anos: ser conhecida e fortemente atuante na sua área de atuação e abrangência geográfica. Com recursos suficientes e pessoas comprometidas, conservando a biodiversidade e oferecendo soluções sustentáveis às pessoas e empresas (nacionais e internacionais), com centro de educação ambiental e pesquisa. Atingindo: 800 proprietários apoiados; 300 empresas parceiras; 90.000 pessoas atendidas na Educação Ambiental; 200 voluntários; 40 colaboradores; 1.500 hectares restaurados e 3 milhões de mudas plantadas.

Parabéns Copaíba, pelos seus 23 anos de história, que começou como um projeto e deu origem a uma Associação reconhecida e premiada nacionalmente. 

Percorra um caminho de muitas conquistas e de vida longa!

Ficou interessada/o em participar e causar impacto positivo no planeta?
Entre em contato pelo telefone 19 9 9953 8382 ou procure a Copaíba nas redes sociais com o perfil @aacopaiba.

Compartilhe!

Últimas publicações