Copaíba apoia a restauração florestal nas margens do rio das Antas, em Bueno Brandão/MG
Copaíba apoia a restauração florestal nas margens do rio das Antas, em Bueno Brandão/MG
Novas áreas estão sendo restauradas através do Verde Novo. Dessa vez, a restauração florestal está acontecendo nas margens do Rio das Antas, em Bueno Brandão/MG, no bairro da Malacacheta. Estão sendo plantadas 1.600 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em uma área de 9.000 m2.
O Rio das Antas é um importante afluente do Rio do Peixe. Ele nasce no Estado de Minas Gerais, em Bueno Brandão, passa por Monte Sião e desagua no município de Socorro, já no Estado de São Paulo. Suas corredeiras fazem dele um destaque a mais, já que o rio é bastante conhecido na região.
A iniciativa de recuperar essa área é do Hotel Fazenda Terra dos Sonhos, que procurou o apoio da Copaíba para que as Áreas de Preservação Permanente da propriedade sejam cobertas por vegetação nativa, contribuindo para a adequação ambiental do hotel. Além disso, a mata ciliar que se formará no local protegerá a água e o solo, evitando erosões e assoreamentos no leito do rio. Também será um importante refúgio para a vida silvestre, uma vez que os animais utilizam as matas ciliares para deslocamento de um fragmento florestal para outro, servindo de corredor ecológico.
José Fernandes Franco, empresário e dono do hotel, tem intensão de recuperar toda a margem do rio. Segundo a Coordenadora de Restauração Florestal da Copaíba, Ana Paula Balderi, alguns trechos da margem já possuem vegetação nativa e a proposta é recompor o que está faltando. “Em breve, a mata ciliar estará formada, fazendo sua função ecológica de, inclusive, proteger as margens desse rio”, comenta a coordenadora.
O Verde Novo
O Verde Novo é um projeto executado pela Copaíba, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Seu objetivo é contribuir para restauração florestal das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia. Isso é feito por meio do apoio aos proprietários de terra, doando as mudas nativas, os insumos e toda a assistência técnica necessária para a recuperação da área.
Os proprietários de terra da região interessados em recuperar as matas de suas propriedades podem entrar em contato com a Copaíba, para receber o apoio. O cadastramento é feito na sede da instituição.
Saiba como participar: clique aqui
Compartilhe!
Últimas publicações
Férias com a Mata Atlântica: Copaíba abre programação especial de visitas guiadas em julho
Férias com a Mata Atlântica: Copaíba abre programação especial de visitas guiadas em julho A iniciativa é voltada ao público [...]
Copaíba impulsiona restauração ecológica na bacia do Rio do Peixe com mais de 351 mil mudas plantadas
Copaíba impulsiona restauração ecológica na bacia do Rio do Peixe com mais de 351 mil mudas plantadas Como parte do [...]
Copaíba promove primeira edição do Curso Prático de Combate a Incêndios Florestais, em Socorro
Copaíba promove primeira edição do Curso Prático de Combate a Incêndios Florestais, em Socorro A iniciativa visa apoiar donos de [...]