Conservação e restauração de mata nativa beneficia lavoura
Conservação e restauração de mata nativa beneficia lavoura
Cafeicultor a mais de 20 anos, Jarlei Manias reflorestou a propriedade no Município de Socorro através do Projeto Verde Novo patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental executado pela Copaíba, Associação Ambientalista também localizada no município. O produtor rural reflorestou a mata ciliar do córrego que possui na propriedade interessado em cuidar da água a partir das dificuldades enfrentadas com a lavoura e preocupado em produzir café de qualidade.
“Tinha erosão no córrego e estava desabando, antes não tinha um pé de árvore na lavoura. Hoje está uma beleza! Com o reflorestamento a lavoura ficou mais bonita e a erosão do córrego não existe mais” comenta Jarlei, com satisfação em ver a plantação de café produzindo bem e as árvores plantadas sombreando as margens do córrego.
A propriedade foi reflorestada em 2013 e foram plantadas 1.030 mudas em uma área de 4.000 m². Jarlei se preocupa com a lavoura e com o futuro da família “O cuidado com a água da propriedade vai beneficiar as próximas gerações. Todos tendem a ganhar, não só o produtor rural”.
Essa história também pode ser acompanhada através da série de vídeos do Projeto Verde Novo, lançada pela Copaíba nas redes sociais (facebook, instagram e youtube), procure por aacopaíba. Acesse também o site do projeto: www.copaiba.org.br/verdenovo/.
Compartilhe!
Últimas publicações
Copaíba celebrará 25 anos de história, no próximo dia 13 de setembro
Parece que foi ontem que tudo começou, mas já estamos muito perto de completar 25 anos de ações pela Mata [...]
Brasil em chamas: Seca prolongada e ação humana intensificam queimadas em todo o país
O Brasil enfrenta uma crise ambiental sem precedentes, com um aumento alarmante no número de queimadas em todo o território [...]
Copaíba participa do II Workshop sobre Produção de Mudas de Espécies Nativas
No dia 18 de julho, o município de Joanópolis, no estado de São Paulo, foi palco do II Workshop sobre [...]