Como participar do Programa de restauração ecológica – Raízes do Mogi Guaçu
Como participar do Programa de restauração ecológica – Raízes do Mogi Guaçu
DÁ PRA PLANTAR ÁGUA?
As vegetações naturais das beiras de rio (matas ciliares) são como os cílios para os nossos olhos, ajudando a filtrar o que cai no rio e, assim, mantendo a qualidade da água. Além disso, elas estabilizam o solo nas margens, evitando problemas como desbarrancamentos e assoreamento.
Clique aqui para entrar em contato para saber mais e se cadastrar.
Por fim, essa mata de beira de rio ainda ajuda a regular a disponibilidade de água. É como uma esponja, que absorve o excesso na cheia e devolve uma parte da água na seca. É por isso que restaurar as matas ciliares é quase o mesmo que plantar água.
Mas quem pensa que apenas a água se beneficia com o plantio de árvores está enganado. A mata na propriedade garante a oferta e a manutenção de outros benefícios da natureza a longo prazo.
Com as facilidades do mundo moderno, nós muitas vezes esquecemos desses benefícios. Por exemplo, ao abrir a torneira ou pegar água do poço ou dos rios, a água está lá. Mas ela nasce nos olhos d’água, nas nascentes de montanhas protegidas pela mata.
Os insetos, aves e morcegos que polinizam pomares, plantações e hortas também são um serviço oferecido pela natureza para todos nós. E a gente ainda pode aproveitar o caminho dos rios e cursos d’água para criar um grande corredor de mata nativa para que toda a biodiversidade possa existir com segurança.
A natureza é fonte de alimento, abrigo e medicamento, fornece água potável, ar e solos saudáveis.
A natureza é nossa inspiração.
Quero participar
“Eu acho que viver num equilíbrio entre a produção e o meio ambiente faz bem para o negócio, faz bem para a família, faz bem para a nossa alma. Então, eu fico feliz de ver que, por um mesmo objetivo, nós estamos conectados” Ellen Fontana , Proprietária da Fazenda Fronteira em Socorro-SP, participante do Programa Raízes do Mogi Guaçu.
“A gente tem uma visão de que a gente precisa produzir com qualidade, com rentabilidade de uma maneira sustentável e
recuperando muitas áreas.” David Tassara, proprietário da fazenda Paineiras, Socorro – SP, participante do Raízes do Mogi Guaçu.
Compartilha
Compartilhe!
Últimas publicações
Copaíba denuncia situação crítica de queimadas no Circuito das Águas Paulista e pede ações urgentes do poder público
A Associação Ambientalista Copaíba, atuante há 25 anos pela conservação da Mata Atlântica nas bacias dos rios do Peixe e [...]
2º Encontro do Programa Raízes do Mogi Guaçu promove colaboração para a Restauração da Mata Atlântica
Socorro, SP – Nos dias 29 e 30 de outubro, a cidade de Socorro sediou o 2º Encontro presencial do [...]
Associação Ambientalista Copaíba participa do 4º Encontro das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
Entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, a região do Caparaó, no Espírito Santo, foi palco do [...]