Áreas restauradas pela Copaíba recebem vistoria da Secretaria do Estado do Meio Ambiente
Áreas restauradas pela Copaíba recebem vistoria da Secretaria do Estado do Meio Ambiente
Diversas são as áreas, em processo de restauração florestal, implementadas pela Associação Ambientalista Copaíba. Somam-se até hoje, 17 projetos de conservação e restauração florestal executados pela instituição. Grande parte desses projetos recebe recurso do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
Juntos, esses projetos estão contribuindo para a formação de mais de 3.000.000m2 de novas florestas. Cada área que está sendo recuperada recebe o acompanhamento técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, mais especificamente da Coordenadoria da Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN). São os técnicos desse órgão estadual que vistoriam as áreas em processo de restauração, para acompanhar e averiguar se tudo está sendo executado de forma correta e de acordo com a proposta aprovada.
Recentemente a CBRN esteve visitando duas áreas que estão sendo recuperadas pela Copaíba. Uma delas refere-se ao projeto “Restauração das matas ciliares de nascentes e cursos d’água fases III e IV” (contrato Fehidro 092/2011 – MOGI 294), o qual está em fase de finalização e a outra área visitada pertence ao projeto “Restauração florestal de nascentes e córregos afluente do Rio do Peixe” (contrato Fehidro 186/2015 – MOGI 476). Ambos têm como objetivo conservar os mananciais da bacia do Rio do Peixe.
Após a vistoria da CBRN, um relatório técnico é emitido. Se aprovado, novas parcelas financeiras sejam liberadas e assim, o trabalho de restauração florestal pode continuar. “O acompanhamento in loco da equipe técnica da CBRN dá transparência ao trabalho que está sendo executado pela Copaíba. Eles são criteriosos e exigentes com relação a resultados positivos das áreas. Isso é excelente, pois nos dá respaldo e garantia que estamos no caminho certo”, comenta Ana Paula Balderi, coordenadora da Restauração Florestal da instituição.
Compartilhe!
Últimas publicações
Primeira fase do programa Condomínio Mata Atlântica realiza o plantio de 2,4 mil mudas
Iniciativa da Associação Copaíba prevê que, a cada R$15 doados, 5m² de floresta sejam restaurados Com o objetivo de restaurar [...]
Copaíba participa do programa BTG Soma Meio Ambiente
Promovido pelo BTG Pactual e desenvolvido pelo Ago Social, o programa disponibilizou seis meses de aprendizado e reconheceu a importância [...]
Programa “Adote uma Floresta” da Associação Ambientalista Copaíba apoia empresas no plantio de mais de 30 mil árvores no interior paulista
A iniciativa está alinhada à agenda 2030 da ONU e está disponível para parcerias com companhias de todo o Brasil. [...]