A importância das árvores

A importância das árvores

Publicado em: 25 de outubro de 2021

A natureza nos provê diversos serviços e muitas vezes nem percebemos o valor disso. O fato é que o bem-estar da população mundial e a economia dependem do capital natural, do bom funcionamento dos ecossistemas, que nos disponibilizam diversos benefícios, que influenciam e combinam com setores econômicos, ecológicos e sociológicos:

Quais benefícios das árvores?
Alimentos (frutos, raízes, animais, mel, vegetais), matérias-primas para construção e combustível (moveis, casas, borracha) e até roupas, água potável (qualidade e quantidade), recursos genéticos ou medicinais, entre outros.

Plantar árvores é necessário!
As florestas influenciam na chuva, na disponibilidade de água e na qualidade do solo, no bem estar.

Quem gosta duma sombrinha para se esconder do sol?

Você sabia que as árvores urbanas controlam as enxurradas e enchentes, pois ajudam a infiltrar água no solo?
… as arvores fazem falta, né?

Além de produzir o oxigênio que respiramos e aumentar a umidade do ar. Reduzirem a temperatura. Árvores retiram gases do efeito estufa da atmosfera e os estocam em seus tecidos, ajudando a regular as mudanças climáticas e previnem desastres naturais.

Eles podem oferecer recreação física e mental, valorização turística, estudos sobre os processos naturais, apreciação estética…

Os serviços ecossistêmicos necessários para que os outros serviços existam, para fortalecer a economia.

Nós dependemos inteiramente dos serviços ecossistêmicos das árvores . Elas são essenciais para a sobrevivência desta e das futuras gerações, por isso, é fundamental que as tomadas de decisão considerem o valor que tem uma árvore em pé. Que as tomadas de decisão considerem a preservação dos serviços ambientais.

Lembrando que um serviço ambiental é qualquer iniciativa, individual ou coletiva, que favoreça a manutenção, recuperação ou melhoria dos serviços ecossistêmicos.

Todo dia é dia! Plante uma árvore com a Copaíba!
Telefone: 19 99953 8382

Compartilhe!

Últimas publicações