A estação das chuvas está chegando e com ela a Fase 2 do Programa Raízes do Mogi Guaçu!

A estação das chuvas está chegando e com ela a Fase 2 do Programa Raízes do Mogi Guaçu!

Publicado em: 4 de outubro de 2020

A perda de florestas traz diversos prejuízos ambientais que impactam diretamente a qualidade de vida de todos! Durante esses 21 anos de atuação da Copaíba na região é comum ouvir relatos de proprietários rurais da diminuição de água nas suas propriedades e aumento da temperatura. Esses são só alguns dos impactos negativos do desmatamento. Para reverter parte dessa situação, a Associação Ambientalista Copaíba em cumprimento da sua missão institucional, implementa estratégias de reflorestamento, principalmente no entorno de nascentes, a fim de recuperar o recurso hídrico e a qualidade do solo.

Um desses projetos é o Programa Raízes do Mogi Guaçu que teve origem a partir da preocupação e a motivação de conservar as áreas de manancial da Bacia do Mogi Guaçu. O programa é fruto da parceria entre International Paper, WWF-Brasil e parceiros locais que realizam a sua execução. A Copaíba é um dos executores do Programa na Bacia do Rio do Peixe e nessa estação de chuva irá iniciar os plantios da fase 2 do Programa! O programa tem como meta a restauração de 100 hectares de Mata Atlântica em áreas de proteção de nascentes e cursos d’água até 2022.

Junto com os proprietários regionais da bacia do Rio Mogi Guaçu, o Programa Raízes do Mogi Guaçu recupera áreas degradadas, a fim de aumentar o abastecimento de água das propriedades e da região como um todo. Assim como, todos os benefícios que as florestas geram, como diminuição da temperatura, atração de abelhas, habitat para animais silvestres, aumento da biodiversidade.

De acordo com Mayra Flores Tavares, coordenadora de Restauração da Copaíba, o programa é uma oportunidade pois fornece apoio ao proprietário na restauração das áreas mais importantes de serem conservadas. O programa pode oferecer aos proprietários parceiros diversos benefícios que vão desde a doação das mudas nativas, insumos para o plantio, aporte técnico até apoio na execução de plantio e materiais para a cerca.

A Copaíba convida a todos os interessados em recuperar suas propriedades a conhecer o Programa Raízes do Mogi Guaçu! Se sua propriedade pertence a Águas de Lindóia-SP, Bom Reposo-MG, Lindóia-SP, Monte Sião-MG, Munhoz-MG, Senador Amaral-MG, Serra Negra-SP e/ou Socorro-SP e você está interessado em recuperar e conservar sua nascente, entre em contanto com a Copaíba através do Whatsapp: (19) 9 9953-8382.

Compartilhe!

Últimas publicações