Viveiro florestal Copaíba de cara nova
Viveiro florestal Copaíba de cara nova
Desde julho deste ano, a equipe executiva da Associação Ambientalista Copaíba com o apoio dos conselheiros, voluntários e inúmeros colaboradores, têm se dedicado às adequações do Viveiro Florestal Copaíba, geradas pela mudança de endereço da instituição.
A Copaíba agora, faz parte da comunidade do bairro da Pedra Branca, em Socorro/SP. Toda a instituição, com sede, viveiro e setor administrativo, está instalada lá. E é no novo “Espaço Copaíba” que o Viveiro Florestal ganhou área para crescer e ampliar a produção de mudas de árvores nativas.
A mais recente adaptação foi a instalação da estufa para germinação das sementes. Nela é feita a semeadura direta das sementes de aproximadamente 60 espécies de árvores nativas. Em pouco tempo as sementes germinam diretamente nos tubetes e se transformam em plântulas. Na estufa há espaço suficiente para mais de 60 mil plântulas.
Assim que surgem as pequenas mudas há necessidade de muda-las de ambiente para que possam receber nutrientes e serem adubadas. A partir daí inicia a fase de crescimento. Em meses elas estarão fortes o suficiente para serem plantadas no campo e formarem novas florestas.
Toda mudança demanda de muito trabalho e dedicação. As adaptações e estruturação tanto da sede quanto do Viveiro Florestal ainda estão acontecendo.
Além das atividades operacionais da Copaíba, a reserva florestal recuperada pela própria instituição está sendo cuidada com muito carinho. Em breve nessa área será criada uma Unidade de Conservação da Natureza, na categoria de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
A nova sede fica localizada na Estrada Municipal da Pedra Branca, no bairro da Pedra Branca, em Socorro/SP. A instituição é aberta para o atendimento de segunda à sexta, das 8h às 16h.
Compartilhe!
Últimas publicações
Copaíba denuncia situação crítica de queimadas no Circuito das Águas Paulista e pede ações urgentes do poder público
A Associação Ambientalista Copaíba, atuante há 25 anos pela conservação da Mata Atlântica nas bacias dos rios do Peixe e [...]
2º Encontro do Programa Raízes do Mogi Guaçu promove colaboração para a Restauração da Mata Atlântica
Socorro, SP – Nos dias 29 e 30 de outubro, a cidade de Socorro sediou o 2º Encontro presencial do [...]
Associação Ambientalista Copaíba participa do 4º Encontro das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
Entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, a região do Caparaó, no Espírito Santo, foi palco do [...]