Uma Lição de Cidadania, Conscientização Ambiental e Inclusão: Alunos e Professores da APAE de Socorro visitam a Associação Ambientalista Copaíba
Uma Lição de Cidadania, Conscientização Ambiental e Inclusão: Alunos e Professores da APAE de Socorro visitam a Associação Ambientalista Copaíba
No dia 10 de novembro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Socorro encerrou de maneira memorável seu Projeto de Meio Ambiente, proporcionando uma experiência enriquecedora para seus alunos e professores. A etapa final do projeto consistiu em uma visita à Associação Ambientalista Copaíba, onde os participantes puderam ampliar seus horizontes e se envolver mais profundamente com a natureza.
A Copaíba, conhecida por seu compromisso com a conservação, restauração e educação ambiental, abriu suas portas para receber os alunos e professores da APAE. O período foi repleto de atividades educativas, apresentando aos visitantes uma visão prática e inspiradora dos esforços necessários para preservar e proteger o meio ambiente.
Durante a visita, os alunos da APAE participaram ativamente das atividades, como o momento em que dispersaram sementes de Ipê pelos campos da Copaíba. “Assim como as sementes dispersadas pelo vento levam vida para outros lugares, cada um que passa por aqui leva conhecimento e espalha amor e respeito pela natureza, fazendo brotar esperança por onde vão”, comentou a Educadora Ambiental, Tatiana Terasin, responsável pelas visitas e por recebê-los. A interação entre os alunos da APAE e os membros da Associação Ambientalista Copaíba destacou como a diversidade pode enriquecer o entendimento coletivo sobre os desafios e soluções ambientais.
A Educadora Social da APAE, Alaíde Gasperi Casagrande, expressou sua gratidão pela visita e disse que “foi uma experiência incrível para a turma, pode conhecer e vivenciar o dia a dia da Copaíba.” Enquanto a Professora, Maria da Glória Franceschetti Carrano, destacou a relevância do projeto de Meio Ambiente para o desenvolvimento integral dos alunos. “Nós e nossos alunos, tivemos a oportunidade de vivenciar um espaço acolhedor, ter contato com a natureza e aprender atitudes positivas com o meio em que vivemos. Visitar o Viveiro Florestal Copaíba foi uma ótima experiência.”
Os alunos também se mostraram entusiasmados com a visita. “ADOREI CONHECER SEMENTES DIFERENTES E O SOM QUE ELAS FAZEM. PLANTEI UMA SEMENTE E VAI SER UMA ÁRVORE GRANDE E FORTE” disse um deles.
Uma iniciativa que vai além do aprendizado formal, visando criar uma consciência coletiva sobre a importância de preservar o nosso planeta para as gerações futuras, com espaço para todos, independentemente de suas habilidades, contribuírem ativamente para esse propósito.
A diversidade é nossa maior força.
Compartilhe!
Últimas publicações
Copaíba denuncia situação crítica de queimadas no Circuito das Águas Paulista e pede ações urgentes do poder público
A Associação Ambientalista Copaíba, atuante há 25 anos pela conservação da Mata Atlântica nas bacias dos rios do Peixe e [...]
2º Encontro do Programa Raízes do Mogi Guaçu promove colaboração para a Restauração da Mata Atlântica
Socorro, SP – Nos dias 29 e 30 de outubro, a cidade de Socorro sediou o 2º Encontro presencial do [...]
Associação Ambientalista Copaíba participa do 4º Encontro das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
Entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, a região do Caparaó, no Espírito Santo, foi palco do [...]