Reduzir e compensar para mitigar os impactos ambientais

Reduzir e compensar para mitigar os impactos ambientais

Publicado em: 27 de fevereiro de 2023

Pessoas, empresas e organizações emitem diariamente Gases do Efeito Estufa (GEE). Essas emissões podem ter origem em diversas fontes, como a queima de combustíveis fósseis, processos industriais, desmatamento, entre outros; e todo esse acúmulo de gases impacta diretamente na destruição da camada de ozônio, resultando nas mudanças climáticas.

É possível identificar as principais fontes de emissão de GEE de uma empresa, instituição ou atividade, quantificar a quantidade de emissões produzidas e avalia-las, através de uma ferramenta chamada: Inventário de Carbono.

A Copaíba teve o auxílio da Empresa Química Jr, parceira da Associação, na elaboração do seu Inventário de Carbono. Para tal, foi utilizada uma metodologia mundialmente reconhecida, The Greenhouse Gas Protocol- Brasil (GHG-Protocol Brasil), a qual delimita os tipos de emissões de uma organização em três escopos: 1.Emissões diretas (fontes que pertencem ou são controladas pela empresa dentro dos limites definidos), 2.Emissões indiretas (relacionadas à aquisição externa de energia) e 3.Emissões indiretas por outras fontes (fontes que não pertencem ou não são controladas pela organização).

Através de um levantamento de dados, propostos pela Química Jr e respondidos com transparência pela Associação Ambientalista Copaíba, foi possível realizar a conversão dos mesmos, por meio da multiplicação destes pelos fatores de emissão delimitados, em valores absolutos de CO2 equivalente, e chegar ao total de 18.033 toneladas métricas de CO2 emitidos pela Copaíba no ano de 2021.

Tendo o valor total calculado, uma possível estratégia é a da compensação das emissões de CO2 através do plantio de árvores que possibilitam esse resgate das emissões de gases do efeito estufa da atmosfera; estratégia da qual a Copaíba já se beneficia.

Segundo o estudo realizado pelo Instituto Totum e pela parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo, uma árvore da Mata Atlântica tem a capacidade de sequestrar aproximadamente 163,14 kg CO2 ao longo dos seus 20 primeiros anos de existência. Logo, dividindo o valor de 18.033 tCO2 emitidas, por 0,16314 tCO2 de uma árvore, a Copaíba chegou ao número total de 110,53 árvores necessárias a serem plantadas, para compensar o volume de CO2 emitido pela Organização no ano de 2021.

Essas árvores farão parte de uma sequência de plantios ao longo do ano de 2023, realizados na própria sede, podendo envolver colaboradores, visitantes, campanhas de aniversariantes etc., e já começaram neste mês de fevereiro com o plantio de 3 mudas.

É importante ressaltar que a compensação de CO2 não deve ser vista como uma solução definitiva para o problema das emissões dos GEE. A redução efetiva das emissões deve ser sempre a principal meta das organizações, sendo a compensação uma opção complementar. Por isso, campanhas internas dentro da Copaíba já acontecem, como o apagar das luzes, aparelhos e monitores quando não estão em uso e a conferência dos mesmos antes da saída; a adoção de tecnologias mais eficientes e limpas, como a construção de um biodigestor; e a gestão adequada de resíduos, com a separação e destinação dos recicláveis adequadamente.

O inventário de carbono, a medição das emissões de GEE e a compensação de CO2 são ferramentas importantes para que as empresas e organizações possam avaliar e mitigar seu impacto ambiental, ainda mais, neste momento onde a sociedade demonstra cada vez mais consciência sobre sustentabilidade em suas ações.

Vivemos a década dos compromissos firmados por empresas, governos e nações em zerar suas emissões de carbono. A Copaíba está ciente desse compromisso de ser uma Organização Carbono Neutro e faz o chamado para que pessoas, empresas e outras organizações também façam seus Inventários de Carbono, compensem suas emissões de CO2 e reduzam em todas as suas atividades as emissões dos Gases de Efeito Estufa.

Gostaria de calcular a sua pegada de carbono?

>>> Clique aqui!

Gostaria de compensar as suas emissões de CO2?

>>> Clique aqui!

Ou ainda, gostaria de fazer o Inventário de Carbono da sua empresa/organização e compensar sua emissão de CO2 plantando árvores nativas da Mata Atlântica?

Fale conosco através dos contatos:
19 999701-0987
[email protected]

Compartilhe!

Últimas publicações