Proteção às Florestas. Para quê?
Proteção às Florestas. Para quê?
No mês de julho comemoramos o dia de Proteção às Florestas e em datas comemorativas aproveitamos para prestar homenagens, falar sobre o assunto, celebrar e até refletir sobre tema. E aí surge a questão: por que devemos proteger as florestas? Precisamos mesmo fazer isso?
Então te convido a nos acompanhar nessa breve leitura que dará início a uma história que não pode ser contada somente aqui, mas nos ajuda a fazermos algumas reflexões.
São elas, nossas florestas, que prestam diversos serviços para nossa sobrevivência: os famosos serviços ecossistêmicos. Todos os benefícios que as pessoas obtêm da natureza, seja de forma direta ou indireta, por meio dos ecossistemas são considerados serviços ambientais ou ecossistêmicos. Estamos falando do ar limpo; da água que consumimos; da polinização das abelhas que permite a produção dos nossos alimentos; dos microrganismos que vivem no solo e ajudam a decompor a matéria orgânica trazendo fertilidade; dos remédios para cura das nossas doenças; da temperatura agradável e sombra que as árvores proporcionam; sem contar o bem-estar humano, enfim a lista é longa.
Como tudo na natureza está interligado, sem as florestas esses benefícios não chegam até nós, ou melhor, eles são fundamentais à nossa existência. Falar de proteção às florestas parece clichê não é? Mas na realidade mais do que nunca precisamos proteger não só as florestas, mas nossa vida, sermos mais respeitosos com ela e com as outras espécies, afinal somos parte dessa biodiversidade.
Mas em termos econômicos, ganhamos com isso? Não é novidade e temos forma de valorar isso, tanto que o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) tem esse propósito, gerar receita através de um serviço ambiental que está sendo recuperado ou protegido. Então há estratégias de se criar alternativas econômicas para melhorar a renda e a qualidade de vida de muitas pessoas que fazem isso: Protegem a floresta.
E a natureza não nos cobra nada por isso. É nosso dever sim proteger as florestas e ainda valorizar muito esses serviços.
Compartilhe!
Últimas publicações
Copaíba denuncia situação crítica de queimadas no Circuito das Águas Paulista e pede ações urgentes do poder público
A Associação Ambientalista Copaíba, atuante há 25 anos pela conservação da Mata Atlântica nas bacias dos rios do Peixe e [...]
2º Encontro do Programa Raízes do Mogi Guaçu promove colaboração para a Restauração da Mata Atlântica
Socorro, SP – Nos dias 29 e 30 de outubro, a cidade de Socorro sediou o 2º Encontro presencial do [...]
Associação Ambientalista Copaíba participa do 4º Encontro das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
Entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, a região do Caparaó, no Espírito Santo, foi palco do [...]