Proprietários de terra da região podem receber mudas de árvores nativas gratuitamente
Proprietários de terra da região podem receber mudas de árvores nativas gratuitamente
A Associação Ambientalista Copaíba continua com o Verde Novo, projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Através dele, a Copaíba doa mudas nativas para os proprietários de terra da região interessados em recuperar suas matas nativas, proteger suas nascentes, ou até mesmo adequar ambientalmente, de forma voluntária, sua propriedade.
Os proprietários de terra que têm interesse em manter a qualidade da água em suas propriedades podem procurar a Copaíba para receber as mudas. O plantio de mudas nas margens de córregos ou nascentes pode garantir uma melhora sensível na produção e na qualidade da água. “A recuperação das matas é uma estratégia importante que garantirá a qualidade da água na propriedade e ela que contribuirá para o abastecimento da água das nascentes. A solução não é imediata, mas em poucos anos, nota-se grandes melhorias”, destacou a Coordenadora do Verde Novo, Flávia Balderi.
Os plantios já começaram e o cadastro também! O cadastramento é aberto para as pequenas e grandes propriedades que, juntas, fazem a diferença na conservação da Mata Atlântica.
Benefícios
Depois da avaliação da área, os técnicos da Copaíba também oferecem orientações antes, durante e depois do plantio, fazendo várias visitas na propriedade.
As mudas são entregues nas propriedades parcerias, já adubadas, evitando esse custo ao proprietário de terra. Além das mudas, os proprietários recebem também os insumos para auxiliar o plantio, como o hidrogel e o formicida, para controlar as formigas.
As vantagens para a propriedade não se resumem na conservação da água. A mata na propriedade agrega valor econômico, principalmente por contribuir para que os serviços ecossistêmicos ocorram, como a polinização que aumenta a produção de frutos e o controle natural das pragas das lavouras. A floresta traz com ela uma diversidade de insetos e predadores naturais e isso favorece positivamente o equilíbrio ecológico da propriedade.
Para participar entre em contato conosco. Saiba mais aqui.
Compartilhe!
Últimas publicações
Primeira fase do programa Condomínio Mata Atlântica realiza o plantio de 2,4 mil mudas
Iniciativa da Associação Copaíba prevê que, a cada R$15 doados, 5m² de floresta sejam restaurados Com o objetivo de restaurar [...]
Copaíba participa do programa BTG Soma Meio Ambiente
Promovido pelo BTG Pactual e desenvolvido pelo Ago Social, o programa disponibilizou seis meses de aprendizado e reconheceu a importância [...]
Programa “Adote uma Floresta” da Associação Ambientalista Copaíba apoia empresas no plantio de mais de 30 mil árvores no interior paulista
A iniciativa está alinhada à agenda 2030 da ONU e está disponível para parcerias com companhias de todo o Brasil. [...]