Projeto Rio do Peixe vivo promove curso sobre Saneamento Rural Ecológico

Projeto Rio do Peixe vivo promove curso sobre Saneamento Rural Ecológico

Publicado em: 1 de setembro de 2022

Na última semana foi realizada mais uma etapa do Projeto Rio do Peixe Vivo.  Fruto de uma parceria realizada entre a Prefeitura Municipal e o Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais – IPESA, o projeto foi patrocinado pela empresa 1A99 e tem por objetivo a disseminação de técnicas de manejo da água e de soluções ecológicas de baixo custo para o tratamento do esgoto em propriedades rurais.

Contando com o apoio da Associação Ambientalista Copaíba, o curso foi ministrado por Guilherme Castagna, especialista em sistemas de saneamento ecológicos e por Paola Samora, diretora do IPESA. Ao todo cerca de 40 participantes puderam ouvir sobre formas alternativas de tratamento de esgoto e sua reutilização, na forma de húmus estabilizado e livre de contaminantes, para a promoção da fertilidade do solo.

Os participantes puderam conhecer o vermifiltro e o círculo de bananeiras, implantados na sede da Copaíba e que tratam o esgoto e as águas das pias e chuveiros, respectivamente.  Após a explanação teórica foi a hora de literalmente colocar as mãos na massa, sendo construído, de forma coletiva e participativa, sob a supervisão dos coordenadores do curso, um biodigestor de alvenaria, que é um sistema que além de tratar adequadamente o esgoto domiciliar, reaproveita os gases produzidos no sistema.

Além de difundir sistemas ecológicos de tratamento de esgoto financeiramente viáveis, o curso teve a intenção de formar mão de obra local para a implantação desses sistemas. “O esgoto pode ser uma fonte de recursos importante para o produtor.

‘’Temos que quebrar esse paradigma e mudar nosso olhar acerca dessa questão. Existem tecnologias de tratamento de baixo custo que podem muito bem ser adotadas e, além disso gerar renda aos produtores.  O esgoto é, acima de tudo, uma rica fonte de nutrientes para o solo, desde que adequadamente tratado” – informa o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

“Estamos conversando com o IPESA e estudando a realização de novas formações”– finaliza o secretário.

Ao final do curso foi realizada uma roda de conversa onde os participantes explanaram sobre a vivência e trocaram conhecimentos. Os sistemas de saneamento abordados no curso e outros estão descritos no Guia Prático Manejo da Água – 3a Edição.

Rio do Peixe Vivo”, disponível para acesso gratuito na página eletrônica oficial da Secretaria de Meio Ambiente: https://meioambiente.socorro.sp.gov.br/publicacoes/guia-pratico-manejo-da-agua.

 

Texto por:
Prefeitura Municipal de Socorro

Compartilhe!

Últimas publicações