Por que conservar a Mata Atlântica?
Por que conservar a Mata Atlântica?
No dia 27 de maio comemora-se o Dia Nacional da Mata Atlântica. Bioma tão rico em biodiversidade e importante para todos, mas ao mesmo tempo uma das ecorregiões mais ameaçadas do planeta. Essa data simboliza a reflexão pela floresta que um dia ocupou uma área aproximada de 1.300.000 Km2, estendendo-se por 17 estados brasileiros.
Mas por que devemos nos importar com a conservação da Mata Atlântica?
Devido sua riqueza é ela que fornece água para mais de 60% da população do Brasil. A abundancia em água e outros recursos naturais fazem da Mata Atlântica um bioma muito populoso. Em sua área geográfica vivem, hoje, cerca de 145 milhões de brasileiros, quase 70% da população.
Atualmente, restam apenas 8,5% dessa vegetação. Mais de 90% foram destruídos ao longo de muitos anos. Mas não precisamos ir muito longe. Nossa região, considerando as bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, que inclui o circuito das Águas Paulista e alguns municípios do Sul de Minas Gerais, perdeu mais de 95% dessa floresta.
Nossas águas, nossa biodiversidade, nossa fauna e nossa flora restringem-se à uma Mata Atlântica totalmente divida em pequenos fragmentos florestais espalhados por toda a região. A situação crítica dessa floresta se estende por todo território nacional. Ela é essencial para a biodiversidade, fundamental para a estabilização do clima, para o fornecimento de água, a conservação do solo, da vida e do bem estar de todos os seres humanos.
Lutar pela conservação da Mata Atlântica é mais do que proteger as Unidades de Conservação, do que batalhar para que uma espécie saia da lista ameaçada. Na prática, a conservação da Mata Atlântica está relacionada às coisas rotineiras do nosso cotidiano, ações muito mais simples do que imaginamos. Pequenas atitudes, juntas, se transformam em grandes iniciativas.
Podemos praticar? Comece a cuidar das árvores da sua rua, a contemplar a natureza da sua região, valorizar a beleza cênica do seu entorno, a economizar água, separar o lixo, plantar árvores, consumir menos, optar por produtos e ações sustentáveis e menos agressivas à natureza.
Todas essas ações contribuem para a sua conservação, não e tão difícil assim. Podemos, juntos transformar nosso futuro, começando por nós mesmo, pelo nosso bairro, nossa cidade e de toda a região.
Compartilhe!
Últimas publicações
Férias com a Mata Atlântica: Copaíba abre programação especial de visitas guiadas em julho
Férias com a Mata Atlântica: Copaíba abre programação especial de visitas guiadas em julho A iniciativa é voltada ao público [...]
Copaíba impulsiona restauração ecológica na bacia do Rio do Peixe com mais de 351 mil mudas plantadas
Copaíba impulsiona restauração ecológica na bacia do Rio do Peixe com mais de 351 mil mudas plantadas Como parte do [...]
Copaíba promove primeira edição do Curso Prático de Combate a Incêndios Florestais, em Socorro
Copaíba promove primeira edição do Curso Prático de Combate a Incêndios Florestais, em Socorro A iniciativa visa apoiar donos de [...]