Pacto pela Mata Atlântica completa 10 anos
Pacto pela Mata Atlântica completa 10 anos
Na última sexta-feira, 6, aconteceu em Belo Horizonte (MG) a cerimônia em comemoração aos 10 anos do PACTO, movimento que foi criado com o objetivo de recuperar 15 milhões de hectares da Mata Atlântica até 2050. O evento contou com a presença de cerca de 300 dos seus membros, entre eles a Associação Ambientalista Copaíba, e a pauta principal foi apresentar os resultados e produtos alcançados nesses 10 anos.
Os membros também lançaram metas para os próximos anos e o desafio de restaurar mais 1 milhão de hectares de floresta até 2025, que é equivale a quase duas vezes o Distrito Federal. “Esperamos anunciar o alcance de 1 milhão de hectares em 2020 e mais 1 milhão até 2025, acelerando o processo e concretizando uma contribuição efetiva do Brasil para o combate ao aquecimento global, com recuperação da biodiversidade e das paisagens florestais”, explica Renato Crouzeilles, pesquisador e associado do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), membro do Pacto. Em 15 anos de movimento, o resultado será de 2 milhões de hectares de cobertura florestal recuperada na Mata Atlântica.
O Pacto também lançou o seu sistema de monitoramento online, em parceria com a MapBio, que já apontou 37 mil hectares de projetos em processo de restauração cadastrados e validados atualmente. O sistema irá acompanhar o andamento das atividades de restauração, permitir a visualização dos locais de projetos e áreas em processo de recuperação no bioma Mata Atlântica, além dos viveiros e remanescentes florestais existentes.
Neste mesmo dia a Copaíba recebeu o título de Unidade Regional, além de membro agora têm como função atuar no diagnóstico da cadeia de restauração, auxiliando na identificação dos cenários e dos atores locais, bem como na identificação das lacunas de informações e dos elos dessa cadeia. Outras 18 instituições são unidades regionais espalhadas em 10 estados diferentes no Brasil.
A Coordenadora do Viveiro da Copaíba, Ana Paula Balderi, esteve presente no evento apresentando os resultados alcançados pelo trabalho que vem sendo executado pela instituição “A Copaíba é membro do Pacto desde o seu inicio e agora somos uma Unidade Regional. Nosso compromisso é ainda maior e nossos objetivos vão ao encontro da iniciativa deste admirável movimento para a proteção da Mata Atlântica. Estou muito feliz em podermos dar um melhor apoio a este movimento”.
A restauração florestal traz vários benefícios para a biodiversidade e para a sociedade, entre eles: o aumento de conectividade entre os remanescentes florestais, viabilizando a troca genética e assim a proteção da biodiversidade; a regulação do clima e a mitigação dos efeitos de gases estufa; a proteção hídrica por meio das matas ciliares que filtram sedimentos e poluentes; a proteção do solo, minimizando a erosão e a sua degradação; além de garantir o fornecimento de diversos produtos, como madeiras, plantas medicinais e outros.
Visite https://www.pactomataatlantica.org.br/ Facebook https://www.facebook.com/homepactomatlantica
Compartilhe!
Últimas publicações
Aberta a temporada de cadastro para receber apoio para restauração florestal pela Copaíba.
Falta água na sua propriedade rural? Proprietários rurais podem se cadastrar para receber benefícios e conseguir recuperar a água, o [...]
Prefeitura Municipal de Amparo analisa Termo de Adesão para elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica com aplicação da Lente Climática e lançamento da ação de Consulta Pública de Percepção Ambiental no município.
No dia 24 de maio, em reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, a Associação Ambientalista [...]
Prefeitura Municipal de Lindóia assina Termo de Adesão para elaboração do Plano Municipal de Mata Atlântica com aplicação da Lente Climática e lança ação de Consulta Pública de Percepção Ambiental de sua população em 27 de maio, Dia da Mata Atlântica.
No dia 17 de maio, em reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, a Associação Ambientalista [...]