Novo Viveiro Florestal Copaíba dá início à produção de mudas nativas
Novo Viveiro Florestal Copaíba dá início à produção de mudas nativas
Localizado no bairro da Pedra Branca, em Socorro
SP, o novo Viveiro Florestal Copaíba iniciou a produção de mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica. O Viveiro pertence à Associação Ambientalista Copaíba , que tem como missão conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia.
Desde 2001 o Viveiro produz mudas nativas. Atualmente tem capacidade de produzir 300 mil mudas por ano e já produziu mais de 1.600.000 mudas. Essas mudas abastecem os projetos de restauração florestal da própria Copaíba e de terceiros.
Devido à ampliação das metas institucionais, o Viveiro necessitou de uma área maior para ampliar sua produção e assim conseguir recuperar mais florestas.
A propriedade de 56 mil m2, que hoje está instalado o novo Viveiro, foi doada à Copaíba em 2014 por Eliane Vaz Guimarães e Eliane Aparecida da Silva.
Elas tinham como sonho a conservação ambiental daquela área, somado a isso, ambas se sensibilizaram com a missão da Copaíba e resolveram doar a propriedade, no ano em que a instituição completou 15 anos.
A área de produção do novo Viveiro Florestal passa a ser de mais de 5mil m2, quatro vezes maior que a área do antigo viveiro. Com essa nova estrutura, o Viveiro pode atingir a capacidade de 1 milhão de mudas produzidas por ano. Isso será planejado a partir dos próximos anos. Consequentemente mais florestas serão recuperadas na região.
É nessa mesma propriedade que a instituição está recuperando uma floresta de mais de 30.000 m2. Essa área será destinada à uma Unidade de Conservação – Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com objetivo de perpetuar o fragmento florestal que está se formando ali, contribuindo para a conservação da fauna, da flora, do solo e também da água.
A Copaíba tem contado com o apoio voluntário de diversas pessoas e empresas para a mudança do novo viveiro. “A Copaíba é grata a todo empenho e dedicação que a sociedade e a Prefeitura Municipal têm oferecido à instituição para que essa ação se concretize. Em especial agradecemos ao Prefeito André Bozola, Sr. Narciso Peroni, Paulo Mantovani, Mundo Novo Soluções, Irmãos Preto, Jarley Manias, Rubens Martins, Felipe Costa, João Sidney Balderi, Rubens Claudinei Formagio e aos conselheiros diretores da Copaíba Gerson Silveira, Célio Morais e Dervino Santin que além das horas voluntárias dedicadas ao conselho, colocam a “mão na massa” sem medir esforços junto à equipe executiva. É graças a essas pessoas e empresas que continuaremos cumprindo a nossa missão, defendendo a Mata Atlântica”, agradece Flávia Balderi, Secretária Executiva da Associação Ambientalista Copaíba.
Compartilhe!
Últimas publicações
Copaíba denuncia situação crítica de queimadas no Circuito das Águas Paulista e pede ações urgentes do poder público
A Associação Ambientalista Copaíba, atuante há 25 anos pela conservação da Mata Atlântica nas bacias dos rios do Peixe e [...]
2º Encontro do Programa Raízes do Mogi Guaçu promove colaboração para a Restauração da Mata Atlântica
Socorro, SP – Nos dias 29 e 30 de outubro, a cidade de Socorro sediou o 2º Encontro presencial do [...]
Associação Ambientalista Copaíba participa do 4º Encontro das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
Entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, a região do Caparaó, no Espírito Santo, foi palco do [...]