Fazenda histórica de Itapira recebe ação de reflorestamento da Associação Ambientalista Copaíba
Fazenda histórica de Itapira recebe ação de reflorestamento da Associação Ambientalista Copaíba
Fazenda histórica de Itapira recebe ação de reflorestamento da Associação Ambientalista Copaíba
A iniciativa, realizada como mais uma etapa do programa Raízes do Mogi Guaçu, parceria entre Sylvamo e o WWF-Brasil e executado pela Copaíba, resultou no plantio de mais de 25 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
A Fazenda Nova América, uma das propriedades rurais mais antigas da cidade de Itapira-SP, foi palco de uma importante ação ambiental promovida pela Associação Ambientalista Copaíba, ao longo do primeiro quadrimestre de 2025. Localizada na zona rural do município, a fazenda, cuja história remonta ao ano de 1832, acaba de ganhar um novo capítulo voltado à preservação e recuperação ambiental.
A ação de reflorestamento, realizada como mais uma etapa do programa Raízes do Mogi Guaçu, foi concluída na última semana e resultou no plantio de 25.050 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, em uma área total de 28,13 hectares. O trabalho deu origem a um dos maiores corredores ecológicos da região, com trechos que ultrapassam 100 metros de largura, reforçando a conexão entre fragmentos florestais e contribuindo para um aumento na biodiversidade local.
A iniciativa tem significado não apenas ambiental, mas também histórico. A Fazenda Nova América integra as terras que pertenceram à família Pereira da Silva, tradicionais na época do Brasil Colônia, quando a então Penha do Rio do Peixe – como era chamado o município de Itapira – ainda era subordinada a Mogi Mirim.
Com a ação de restauração florestal, a atual proprietária da fazenda, Ana Paola Miranda Ventosa, busca preservar a memória do local ao mesmo tempo em que contribui para a proteção ambiental e a construção de um futuro mais sustentável. “É fundamental reconhecer a importância da nossa história e, ao mesmo tempo, olhar para frente, restaurando o meio ambiente e promovendo a consciência ecológica”, afirma Ana Paola.
A Coordenadora da Restauração Ecológica da Associação Copaíba, Ana Paula Balderi, que atua há mais de duas décadas na recuperação de áreas degradadas e na conservação da biodiversidade, reforça que o plantio realizado na Fazenda Nova América contribuirá diretamente para a proteção de nascentes, melhoria da qualidade do solo e aumento da cobertura vegetal em uma região historicamente impactada pela atividade agrícola.
“O projeto em Itapira representa um exemplo concreto de como é possível conciliar a preservação do patrimônio histórico-cultural com práticas modernas de sustentabilidade. A área plantada vai formar um corredor ecológico unindo 2 fragmentos de mata, com mais de 16 metros de largura”, ressalta a ambientalista

Imagem do corredor ecológico formado. Em roxo fragmentos já existentes em verde área de plantio.
História local: o Crime da Penha
A propriedade que sediou a ação de reflorestamento em 2025 está ligada também a um episódio marcante da história local: o crime da Penha. Segundo reportagens sobre o caso, o referido crime ocorreu em 1888, quando o então delegado de Itapira (à época conhecida como Penha do Rio do Peixe), Joaquim Firmino de Araújo Cunha, foi encurralado por cerca de 200 pessoas e morto por se recusar a prender pessoas escravizadas que haviam fugidos de propriedades da região. Um dos mandantes do crime era ente da família Pereira da Silva.
A história do crime teria chegado aos ouvidos da princesa Isabel e representado um dos principais fatores de influência na decisão da monarca brasileira em decidir pela abolição da escravatura. O episódio marcou também a história da abolição no interior paulista.
Mais sobre a Copaíba
Criada em 1999 por um grupo de amigos que se preocuparam com a degradação da Mata Atlântica no município de Socorro-SP, a Associação Ambientalista Copaíba é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e que atua em 19 municípios da região leste do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. Atualmente, a associação promove projetos e programas de restauração ecológica; produção de mudas nativas; iniciativas de educação ambiental e participação em políticas públicas. Ao todo, são mais de 4 milhões de mudas produzidas, 380 proprietários parceiros, 713 hectares restaurados e 40 mil participantes das vivências de Educação Ambiental. Saiba mais em: https://copaiba.org.br/.
Compartilhe!
Últimas publicações
Arborização urbana torna-se estratégia climática
Arborização urbana torna-se estratégia climática Ondas de calor cada vez mais intensas, chuvas extremas e enchentes frequentes vêm causando impactos [...]
PAPO COPAÍBA #007 – Vamos nos unir para restaurar
PAPO COPAÍBA #007 - Vamos nos unir para restaurar Ana Paula Balderi é coordenadora da restauração ecológica e uma das [...]
PAPO COPAÍBA #006 – A Missão ambiciosa da Copaíba
PAPO COPAÍBA #006 - A Missão ambiciosa da Copaíba Ana Paula Baderi é coordenadora da restauração ecológica e uma das [...]
Ir para o conteúdo







