Dia da Sobrecarga da Terra: A humanidade excede os limites mais uma vez

Dia da Sobrecarga da Terra: A humanidade excede os limites mais uma vez

Publicado em: 2 de agosto de 2023

2 de agosto é marcado por alertas sobre o esgotamento dos recursos naturais e a urgência de ações responsáveis para reverter este cenário.

Hoje, 2 de agosto, Dia da Sobrecarga da Terra: um dia simbólico e crítico que ressalta a preocupante situação em que a humanidade consome recursos naturais além da capacidade de regeneração do planeta. A data, calculada anualmente pela Global Footprint Network, é um chamado à reflexão e ação sobre a sustentabilidade e a preservação ambiental. Esse dia representa o momento em que a demanda anual por recursos naturais, incluindo água, solo fértil, alimentos, combustíveis e florestas, excede a capacidade da Terra de fornecê-los durante um ano. Isso resulta em uma pressão insustentável sobre os ecossistemas e acelera a degradação ambiental.
A sociedade moderna tem sido marcada por um consumo desenfreado e uma busca incessante por crescimento econômico, muitas vezes negligenciando os impactos negativos que isso traz. A crescente demanda por recursos naturais, aliada à perda de biodiversidade e ao aumento das emissões de gases de efeito estufa, contribui para a crise climática. Mas engana-se quem pensa que todos os países consomem recursos da mesma maneira. Neste ano, os EUA atingiram o Dia da Sobrecarga da Terra em 13 de março, Portugal em 7 de maio e o Brasil ainda irá atingir em 12 de agosto. O que não podemos esquecer, é que os efeitos afetam todo o globo terrestre e quem mais sofre com eles, são justamente as populações mais pobres.

Os especialistas advertem que, ao continuar nesse ritmo, a humanidade precisaria de mais de um planeta para sustentar seu estilo de vida atual. Essa sobrecarga tem efeitos devastadores e que já são sentidos como, secas maiores e mais intensas, ondas de calor e chuvas torrenciais. Diante desse cenário, é urgente que governos, empresas e a população em geral ajam de forma responsável e consciente, por isso, é uma causa global que requer a união de esforços de todos os setores da sociedade.
É necessário reduzir as emissões de dióxido de carbono em 43% até 2030, segundo o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPPC) no seu último relatório, em outubro de 2022. Tendo como ponto de partida 2019, essa ação poderia limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius, ou seja, precisaríamos “ganhar” 19 dias em cada um dos próximos 7 anos de Dia da Sobrecarga da Terra, até 2030.
Mas nem tudo está perdido.
Medidas como a transição para fontes de energia limpa em ao mesmo 75% das necessidades mundiais, pode reduzir em 26 dias o uso do “cartão de crédito ambiental”, de acordo com a iniciativa #MoveTheDate. O mesmo é válido para a alimentação, com a redução do desperdício de alimentos pela metade em todo o mundo, é possível andar 13 dias para frente nesta dívida. Além daquilo tudo que é ensinado desde a infância, a preservação de áreas verdes, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, a substituição dos automóveis por bicicletas, a redução no consumo de carne etc., são alguns dos caminhos para diminuir nossa pegada ecológica.
A conscientização sobre o Dia da Sobrecarga da Terra deve servir como um lembrete de que todos têm um papel importante a desempenhar na proteção do meio ambiente. Pequenas ações individuais podem somar esforços significativos na construção de um futuro mais equilibrado e em harmonia com o planeta.

Compartilhe!

Últimas publicações