Copaíba lança campanha Todos Contra as Queimadas

Copaíba lança campanha Todos Contra as Queimadas

Publicado em: 20 de agosto de 2025

Todos Contra as Queimadas: Copaíba lança campanha de conscientização para proteger vidas, preservar biomas e prevenir desastres ambientais

Iniciativa mobiliza comunidade e produtores para reduzir riscos e danos ambientais na Mata Atlântica

Ao longo do ano de 2024, mais de 30 milhões de hectares do território brasileiro foram alvos de queimadas, resultando na destruição de uma área maior do que a Itália inteira, segundo o MapBiomas. Apesar de 2025 ter se iniciado com cerca de 40% menos incêndios do que os registrados ano passado, as estatísticas ainda são alarmantes: 1 milhão de hectares foram incendiados durante o primeiro semestre e o mês de agosto trouxe ao estado de São Paulo e ao sul de Minas Gerais uma nova leva de incêndios, cujos impactos negativos não se vão desde a devastação de biomas até impactos econômicos e sobre a saúde humana. Estima-se, por exemplo, que, entre junho e agosto de 2024, o agronegócio brasileiro tenha sofrido perdas da ordem de R$ 14,7 bilhões, sem contar os prejuízos em áreas urbanas, que somam mais de R$ 1,3 bilhão, afetando milhares de famílias e serviços essenciais, conforme revela o Development Aid.

Na Mata Atlântica, predominante na região do Circuito das Águas Paulista e Mineiro, o impacto ambiental das queimadas em 2024 foi de 1,2 milhão de hectares consumidos pelo fogo, um montante 261% acima da média histórica do bioma. O impacto sobre as florestas incidiu também sobre a saúde humana, conforme revela o estudo publicado pela PubMed que revelou que as ondas de queimadas estão associadas a um aumento de 23% nas admissões por doenças respiratórias e de 21% por doenças circulatórias no país.

Diante deste panorama, a Associação Ambientalista Copaíba anuncia o lançamento da campanha “Todos Contra as Queimadas”, veiculada via redes sociais (@aacopaiba) com o objetivo de mobilizar a sociedade e alertar sobre os riscos das queimadas e formas de prevenção. A ação nas redes dá continuidade ao projeto iniciado em junho de 2025, quando a associação promoveu um curso de preparação com a brigada de incêndio, preparando voluntários e produtores locais para identificar focos, agir com segurança e acionar rapidamente os órgãos competentes.

Rafael Leopoldi, responsável pelo Marketing da Associação, ressalta que o objetivo da campanha está em reforçar a necessidade de união entre poder público, produtores rurais, moradores e turistas para reduzir os riscos, especialmente em períodos de estiagem e altas temperaturas. “Cada árvore perdida é um pedaço da nossa história e da nossa saúde que desaparece. Não estamos falando apenas de natureza, mas de qualidade de vida, segurança e futuro”, afirma Leopoldi. 

A campanha reforça a importância de não usar fogo para limpeza de terrenos, manter áreas ao redor de construções limpas e sem vegetação seca, e jamais queimar lixo ou restos de poda. Além disso, a iniciativa destaca a necessidade de denunciar qualquer foco de incêndio ou atividade suspeita, seja pelo Corpo de Bombeiros (193), pela Polícia Ambiental ou pela Linha Verde do Ibama (0800 61 8080).

“A prevenção é sempre mais barata e eficiente do que o combate. Para isso, precisamos de cada cidadão como aliado”, conclui o responsável pelo Marketing da Associação.

Confira a campanha completa em pelas redes: @aacopaiba. 

Mais sobre a Copaíba

Criada em 1999 por um grupo de amigos que se preocuparam com a degradação da Mata Atlântica no município de Socorro-SP, a Associação Ambientalista Copaíba é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e que  atua em 19 municípios da região leste do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. Atualmente, a associação promove projetos e programas de restauração ecológica; produção de mudas nativas; iniciativas de educação ambiental e participação em políticas públicas. Ao todo, são mais de 4 milhões de mudas produzidas, 300 proprietários parceiros, 713 hectares restaurados e 40 mil participantes das vivências de Educação Ambiental. Saiba mais no nosso site.

Associação Ambientalista Copaíba

Compartilhe!

Últimas publicações