Copaíba adere ao Plano Conservador da Mantiqueira
Copaíba adere ao Plano Conservador da Mantiqueira
Recentemente a Copaíba assinou o termo de adesão ao Convênio para desenvolvimento do Plano Conservador da Mantiqueira, o que trará novas possibilidades de apoio à restauração das matas nativas de Socorro e região, além do incentivo financeiro aos proprietários de terra participantes.
O Plano Conservador da Mantiqueira – PCM tem como objetivo promover a restauração florestal de espécies nativas da Mata Atlântica, em 1.200.000 hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira nos mais de 200 municípios dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, utilizando a expertise do município de Extrema na execução do Projeto Conservador das Águas, primeira experiência brasileira de projeto de restauração florestal utilizando o mecanismo de PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais).
ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO PCM
A proposta do Plano é utilizar o instrumento econômico de pagamento por serviços ambientais para promover a restauração florestal na adequação de propriedades rurais, com resultados expressivos na produção de serviços ambientais em especial a água.
Dentro deste projeto, os municípios envolvidos são responsáveis por dar o suporte com equipamentos e mão-de-obra para realizar as adequações, além de fazerem aprovar políticas públicas para a viabilização do projeto.
A Serra da Mantiqueira abriga nascentes de importantes rios que alimentam os reservatórios de Furnas/MG, para a produção de energia elétrica, e abastecem as maiores regiões metropolitanas do Brasil, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. São mais de 280 municípios em uma área aproximada de 100.000 km2, (1,2% do território brasileiro) equivalente à soma das áreas dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, com potencial de restauração florestal de mais de 1.200.000 hectares.
Uma das estratégias do Plano é trabalhar por Núcleos, distribuídos por toda a Serra da Mantiqueira. Foram definidos 20 Núcleos, responsáveis por um grupo de municípios. Socorro, através da Copaíba, está sediando o Núcleo 20, que abrange ainda os municípios de Amparo, Itapira, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho e Serra Negra.
NÚCLEO 20: COPAÍBA (SOCORRO)
Compartilhe!
Últimas publicações
Copaíba denuncia situação crítica de queimadas no Circuito das Águas Paulista e pede ações urgentes do poder público
A Associação Ambientalista Copaíba, atuante há 25 anos pela conservação da Mata Atlântica nas bacias dos rios do Peixe e [...]
2º Encontro do Programa Raízes do Mogi Guaçu promove colaboração para a Restauração da Mata Atlântica
Socorro, SP – Nos dias 29 e 30 de outubro, a cidade de Socorro sediou o 2º Encontro presencial do [...]
Associação Ambientalista Copaíba participa do 4º Encontro das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
Entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, a região do Caparaó, no Espírito Santo, foi palco do [...]