Como proteger a água das propriedades rurais?
Como proteger a água das propriedades rurais?
Estamos no período das chuvas! Momento em que as nascentes estão sendo reabastecidas. E isso só acontece, graças as nossas florestas.
A água das chuvas cai nas copas das árvores, desce pelos galhos e tronco até chegar nas raízes. Devagar, a água vai infiltrando no solo e é filtrada pelas diferentes partículas que o compõem. Essa água limpa é armazenada nos reservatórios naturais subterrâneos. A água é devolvida para a atmosfera através da transpiração das plantas e pela evaporação do solo, rios, e outros cursos d’ água, dos lagos e oceanos. Assim é o ciclo da água.
Porém, esse ciclo pode ser interrompido pela falta da vegetação nativa. Sem as árvores a água não infiltra no solo e não abastece os reservatórios naturais subterrâneos, de onde brotam as nascentes. É a floresta que é responsável por esse abastecimento – sem florestas não temos água.
Por isso uma coisa está tão interligada na outra. Também é por isso, que a conservação das florestas e a recuperação de áreas desmatadas são imprescindíveis para a proteção da água.
Além do plantio de mudas, é importante que as nascentes estejam isoladas do acesso de animais de criação, como gado, por exemplo. A presença desses animais próximos a nascente impede que a novas plantas nasçam e cresçam ali, devido a compactação do solo e predação das mudas, além de poder contaminar a água.
O entorno das nascentes é considerado, por lei federal, como “Áreas de Preservação Permanente”, justamente pela importância e necessidade dessas áreas estarem protegidas de qualquer intervenção humana.
É imprescindível uma atenção maior às áreas de nascentes, para garantir a manutenção de sua qualidade e também a quantidade.
Foi pensando nisso e também na conservação da biodiversidade, que a Copaíba lançou o Verde Novo, oferecendo apoio às pessoas interessadas em proteger suas nascentes. O apoio é feito através da doação das mudas de árvores nativas, além do projeto técnico de restauração florestal da propriedade, insumos e assessoria técnica antes, durante e depois do plantio das mudas.
Verde Novo
O Verde Novo é um projeto executado pela Copaíba, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Para participar e receber as mudas e o apoio para a restauração florestal é necessário realizar um cadastro, na própria sede da instituição.
Para saber mais informações clique aqui!
Compartilhe!
Últimas publicações
Primeira fase do programa Condomínio Mata Atlântica realiza o plantio de 2,4 mil mudas
Iniciativa da Associação Copaíba prevê que, a cada R$15 doados, 5m² de floresta sejam restaurados Com o objetivo de restaurar [...]
Copaíba participa do programa BTG Soma Meio Ambiente
Promovido pelo BTG Pactual e desenvolvido pelo Ago Social, o programa disponibilizou seis meses de aprendizado e reconheceu a importância [...]
Programa “Adote uma Floresta” da Associação Ambientalista Copaíba apoia empresas no plantio de mais de 30 mil árvores no interior paulista
A iniciativa está alinhada à agenda 2030 da ONU e está disponível para parcerias com companhias de todo o Brasil. [...]