Associação Copaíba fecha temporada de chuvas com mais de 98 mil mudas plantadas e 108 hectares restaurados

Associação Copaíba fecha temporada de chuvas com mais de 98 mil mudas plantadas e 108 hectares restaurados

Publicado em: 30 de maio de 2025

Associação Copaíba fecha temporada de chuvas com mais de 98 mil mudas plantadas e 108 hectares restaurados

Resultado positivo foi alcançado por meio dos programas Raízes do Mogi Guaçu e Adote uma Floresta

A temporada de chuvas, característica da região sudoeste do país entre os meses de outubro de 2024 e abril de 2025, encerrou com resultados expressivos para a Associação Ambientalista Copaíba, que consolidou mais um ciclo de ações voltadas à restauração ecológica da Mata Atlântica. No período, a ONG implantou 98.172 mudas nativas em 108,86 hectares de áreas degradadas, envolvendo diretamente 13 proprietários rurais em atividades de restauração ecológica.

As ações foram realizadas como parte dos programas Raízes do Mogi Guaçu — iniciativa da WWF Brasil e da Sylvamo com o apoio da One Tree Planted —  e Adote uma Floresta, que contam com o apoio de parceiros nacionais e internacionais, como as empresas Jungheinrich Brasil, Grupo BEXP – Comercio de Veículos LTDA (Porsche, Audi e Jeep) e Emporio Armani. Os plantios ocorreram nos municípios de Bueno Brandão (MG), Socorro, Serra Negra, Itapira, Monte Alegre do Sul e Amparo (SP) — áreas consideradas prioritárias pela Associação para a conservação da biodiversidade e a proteção dos recursos hídricos na região da Serra da Mantiqueira.

Além da restauração, os esforços da Copaíba resultaram na proteção de 23 nascentes e na recuperação de 10.669 metros lineares de margens de córregos, fortalecendo a segurança hídrica local e os serviços ecossistêmicos fundamentais ao equilíbrio ambiental.

“A temporada foi desafiadora, mas extremamente produtiva. Atuamos em diferentes frentes com o apoio de proprietários engajados e parceiros que acreditam na restauração como caminho para um futuro mais sustentável”, destaca a equipe técnica da organização.

O ciclo também contemplou a manutenção de áreas restauradas em anos anteriores, ação essencial para garantir o desenvolvimento saudável das florestas implantadas. Com o fim da temporada, a Copaíba celebra os avanços e reafirma seu compromisso com a regeneração da Mata Atlântica, que já soma mais de um milhão de árvores plantadas desde a fundação da entidade.

Proprietários de terrenos nas regiões das Bacias do Peixe e do Camanducaia, interessados em apoiar a Copaíba, podem entrar em contato pelo whatsapp: (19) 99667-0229. 

Mais sobre a Copaíba

Criada em 1999 por um grupo de amigos que se preocuparam com a degradação da Mata Atlântica no município de Socorro-SP, a Associação Ambientalista Copaíba é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e que  atua em 19 municípios da região leste do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. Atualmente, a associação promove projetos e programas de restauração ecológica; produção de mudas nativas; iniciativas de educação ambiental e participação em políticas públicas. Ao todo, são mais de 4 milhões de mudas produzidas, 380 proprietários parceiros, 713 hectares restaurados e 40 mil participantes das vivências de Educação Ambiental. Saiba mais em: https://copaiba.org.br/.

Associação Ambientalista Copaíba

Compartilhe!

Últimas publicações