Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: um movimento entre governos, setor privado e sociedade civil
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: um movimento entre governos, setor privado e sociedade civil
Nos últimos anos, uma crescente conscientização sobre os desafios ambientais, sociais e econômicos que enfrentamos como sociedade global tem impulsionado a busca por soluções sustentáveis. Nesse contexto, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) emergem como um guia abrangente e ambicioso para transformar nosso mundo até 2030.
São 17 ODS no total, que abordam uma ampla gama de questões, desde a erradicação da pobreza e fome até a promoção da igualdade de gênero, acesso à educação de qualidade, energia limpa, ação climática e parcerias para o desenvolvimento sustentável. Cada um desses objetivos representa um compromisso global para enfrentar os desafios interconectados que afetam a humanidade e o planeta.
No âmbito local, comunidades, governos, empresas e organizações da sociedade civil estão se mobilizando para integrar os ODS em suas agendas e práticas. Iniciativas inovadoras estão surgindo em todo o mundo, desde programas de reciclagem e energias renováveis até projetos de inclusão social e empoderamento econômico. Esses esforços locais são essenciais para alcançar os objetivos globais, pois é nos níveis mais próximos das pessoas que as mudanças reais acontecem, sem deixar de considerar que essas ações são uma via de mão dupla, e o investimento no alcance dos ODS, também sustenta os pilares do sucesso dos negócios empresariais.
Objetivo 17: Parcerias e meios de implementação
Por sua capacidade de investimento e espírito inovador, o setor empresarial oferece contribuição imprescindível no cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030.
O ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação – possui o maior número de metas e objetivos, nos segmentos de finanças, tecnologia, capacitação, comércio, coerência de políticas e de instituições, parcerias multissetoriais, dados, monitoramento e prestação de contas.
Os negócios não podem ter sucesso em sociedades que não se desenvolvem, por isso, cada vez mais empresas estão percebendo que fortalecer os meios de implementação e firmar parcerias eficientes para o desenvolvimento consciente e estratégico, é promover a sustentabilidade empresarial.
E como isso pode ser feito?
• Aumentando os mercados de consumidores ao tirar bilhões de pessoas da pobreza;
• Fortalecendo a educação para formação de trabalhadores mais especializados e engajados;
• Garantindo que a economia opere de forma segura dentro da capacidade do planeta para fornecer os recursos essenciais, tais como água, solo fértil, metais e minerais, assim sustentando os recursos naturais dos quais as empresas dependem para fins de produção;
• Fortalecendo instituições responsáveis e bem administradas por meio de parcerias, bem como sistemas comerciais e financeiros abertos e regulamentados, assim reduzindo os riscos de realizar maus negócios.
O ODS 17 é um objetivo mais voltado para a ação de auxílio ao desenvolvimento de comunidades e países, ampliando as possibilidades de investimento, transferência tecnológica e comércio multilateral. Além de ser responsável pelos meios de implementação (assistência técnica, recursos financeiros, descentralização de conhecimentos e fortalecimento de capacidades institucionais) para o conjunto dos ODS.
As empresas podem desempenhar um papel importante ao investir em práticas sustentáveis, tecnologias limpas e projetos sociais que beneficiem as comunidades. Fortes parcerias, como as da Associação Ambientalista Copaíba, aumentam a capacidade de gerar mudanças e garantem o fortalecimento coletivo.
Por meio do apoio às diferentes atuações da Copaíba, como nos programas “Eu Apoio” e “Adote uma Floresta”, as empresas podem ser ativas e colaborar para alcançarmos nacionalmente as metas dos ODS e, consequentemente, construirmos um país mais forte economicamente, mais justo socialmente e mais responsável ambientalmente.
Compartilhe!
Últimas publicações
Primeira fase do programa Condomínio Mata Atlântica realiza o plantio de 2,4 mil mudas
Iniciativa da Associação Copaíba prevê que, a cada R$15 doados, 5m² de floresta sejam restaurados Com o objetivo de restaurar [...]
Copaíba participa do programa BTG Soma Meio Ambiente
Promovido pelo BTG Pactual e desenvolvido pelo Ago Social, o programa disponibilizou seis meses de aprendizado e reconheceu a importância [...]
Programa “Adote uma Floresta” da Associação Ambientalista Copaíba apoia empresas no plantio de mais de 30 mil árvores no interior paulista
A iniciativa está alinhada à agenda 2030 da ONU e está disponível para parcerias com companhias de todo o Brasil. [...]