Copaíba participa do Encontro Regional da Rede Mata Atlântica

Copaíba participa do Encontro Regional da Rede Mata Atlântica

Publicado em: 2 de outubro de 2023

O encontro que aconteceu na última sexta-feira, dia 29 de setembro, no Centro de Experimentos Florestais da SOS Mata Atlântica em Itu/SP, teve como objetivo promover a cooperação para o desenvolvimento de projetos colaborativos em prol da Mata Atlântica em âmbito regional e local. Esta iniciativa se insere no projeto de fortalecimento institucional da Rede de ONGs da Mata Atlântica viabilizado por meio da parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Fundação Hempel, da Dinamarca.

Ao todo participaram 35 representantes de organizações do sudeste e centro-oeste do país, abrangendo os estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Camila Conti, Analista de Políticas Públicas da Copaíba, foi quem representou a Organização.

“Os encontros presenciais da rede não ocorriam há anos, tornando este momento ainda mais significativo para estreitar nossos laços e nos motivarmos mutuamente na luta em prol da Mata Atlântica. Além disso, foi uma oportunidade crucial para compartilhar conhecimentos e experiências provenientes da atuação de cada organização, bem como para alinhar a posição da Rede diante do panorama regional e nacional, identificando assim os temas prioritários para a conservação e restauração da Mata Atlântica” – comenta Camila sobre o evento.

O primeiro Encontro Regional da RMA aconteceu em Florianópolis, no dia 14 de setembro, contemplando os estados do Sul. O próximo já está marcado para 26 de outubro em Salvador/BA, quando irão participar as organizações das regiões Nordeste e Norte do país.

 

A Rede Mata Atlântica

Fundada em 1992, a Rede de Organizações Não Governamentais da Mata Atlântica – RMA, surgia a partir de um debate dentro do Fórum Global da Rio-92, com a participação da SOS Mata Atlântica, Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (Apremavi), Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE) e Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza (FBCN).

Desde a sua fundação, a Rede possui uma luta em comum: a defesa da Mata Atlântica.

Em 2023 a RMA está composta por 156 organizações filiadas, distribuídas em 17 estados brasileiros.

Compartilhe!

Últimas publicações