Copaíba integra “Pacto Trinacional da Mata Atlântica”, uma das 10 iniciativas escolhidas pela ONU como Referência da Restauração Mundial
Copaíba integra “Pacto Trinacional da Mata Atlântica”, uma das 10 iniciativas escolhidas pela ONU como Referência da Restauração Mundial
O “Pacto Trinacional da Mata Atlântica” foi declarado uma das 10 iniciativas de Referência da Restauração Mundial da ONU! O anúncio aconteceu na última terça-feira, 13 de dezembro, durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, a COP15, que acontece em Montréal, Canadá.
A iniciativa, que abrange movimentos e organizações na Argentina, Brasil e Paraguai, na qual se inclui a Associação Ambientalista Copaíba, foi selecionada entre mais de 150 inscrições, de 26 diferentes países, como um dos dez melhores exemplos de restauração de ecossistemas em larga escala no planeta. As 10 iniciativas escolhidas como referencias mundiais, quando somadas, visam restaurar mais de 68 milhões de hectares e devem gerar mais de 15 milhões de empregos.
“Este é um momento muito importante, estamos muito felizes pelo reconhecimento. Mas não estamos sozinhos nesta missão, precisamos do apoio de todos, empresas, pessoas e governos, o futuro do meio ambiente depende da consciência e cooperação da sociedade. Nunca foi tão importante e essencial entender o funcionamento do meio ambiente e como nós o impactamos, pois é nossa sobrevivência que está em perigo com o aquecimento que está ocorrendo no planeta”, declara Ligia Soares, da Comunicação da Copaíba.
Reconhecida como um “hotspot” da biodiversidade, como uma das regiões prioritárias para a conservação global, a Mata Atlântica também já foi nomeada como uma Reserva da Biosfera pela Unesco. Mas esse reconhecimento, além de ser uma alavanca para a restauração e um despertar das funções dos ecossistemas e sua importância para a humanidade, traz ao bioma a chance de ganhar prioridade da ONU para receber financiamentos e apoio técnico para a restauração.
A Copaíba parabeniza todas as iniciativas que foram reconhecidas e agradece o apoio dos atores da cadeia da restauração de ecossistemas: proprietários, empresas parcerias e colaboradores. “Convidamos a todos a somarem esforços conosco, encomendando árvores plantadas de volta na natureza. Entre em contato @aacopaiba ou 19 99953 8382”, encerram.
Repercussão
Logo após o anúncio, a Copaíba foi contatada pela Rede Globo, para compor a reportagem sobre o Pacto, contando como o trabalho é possível e os impactos que causados no Meio Ambiente. A secretária executiva, Flavia Balderi, foi a entrevistada do repórter Trigueiro, na reportagem que foi ao ar no Jornal Nacional de 14/12.
Matéria publica no jornal O Município – Socorro/SP
link: https://www.jornalomunicipio.com.br/copaiba-integra-pacto-trinacional-da-mata-atlantica-uma-das-10-iniciativas-escolhidas-pela-onu-como-referencia-da-restauracao-mundial/
Compartilhe!
Últimas publicações
Copaíba celebrará 25 anos de história, no próximo dia 13 de setembro
Parece que foi ontem que tudo começou, mas já estamos muito perto de completar 25 anos de ações pela Mata [...]
Brasil em chamas: Seca prolongada e ação humana intensificam queimadas em todo o país
O Brasil enfrenta uma crise ambiental sem precedentes, com um aumento alarmante no número de queimadas em todo o território [...]
Copaíba participa do II Workshop sobre Produção de Mudas de Espécies Nativas
No dia 18 de julho, o município de Joanópolis, no estado de São Paulo, foi palco do II Workshop sobre [...]