Copaíba implanta Sistema Agroflorestal Produtivo em parceria com a Prefeitura de Socorro: Iniciativa visa a promoção da agricultura sustentável

Copaíba implanta Sistema Agroflorestal Produtivo em parceria com a Prefeitura de Socorro: Iniciativa visa a promoção da agricultura sustentável

Publicado em: 14 de março de 2024

Em um esforço conjunto para promover a agricultura sustentável e a conservação ambiental, a Prefeitura de Socorro está liderando um projeto de implantação de Sistemas Agroflorestais Produtivos (SAFs) em propriedades rurais da cidade. Com o apoio da CATI e do Programa Raízes do Mogi Guaçu, esse projeto não apenas oferece suporte técnico e recursos para os agricultores locais, mas também demonstra o compromisso das autoridades municipais com a construção de um futuro mais verde e resiliente.

Ainda em março de 2023, a Lei Municipal Nº 4539/2023 foi sancionada, dispondo sobre a política municipal de agroecologia e produção orgânica de Socorro, e tendo como objetivo, integrar, articular e adequar políticas públicas, programas e ações de transição agroecológica e da produção orgânica e de base agroecológica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população, por meio do uso consciente dos recursos ambientais e da oferta e do consumo de alimentos saudáveis.

O projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, aprovada no âmbito do Programa Refloresta SP, financiado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.  Teve início em junho de 2023, no espaço da Estação Agroecológica Municipal de Socorro, onde foi plantada sua primeira área demonstrativa. A segunda área com o mesmo objetivo, está sendo criada agora na sede da Copaíba, bairro Pedra Branca. Essas áreas servirão como exemplo e incentivo para práticas sustentáveis na agricultura e como meio para a educação ambiental.

Os SAFs são uma forma de cultivo que integra árvores nativas com culturas agrícolas, e esse consórcio é capaz de promover a diversidade produtiva e a regeneração do ecossistema, o que garante a conservação dos recursos naturais e atende às perspectivas do desenvolvimento rural sustentável.

 

Associação Ambientalista Copaíba

Através do Programa Raízes do Mogi Guaçu, a Copaíba está fornecendo as mudas de espécies nativas que fazem parte dos SAFs, para serem utilizadas na implantação, garantindo a biodiversidade e a adaptação das plantas ao ambiente local. Espécies como: Algodoeiro, Aroeira pimenteira, Fumo bravo, Mutambo, Jatobá, Peroba-poca, Cedro rosa etc., são parte da lista que compõe os mais de 20 projetos de SAFs de proprietários rurais da cidade.

A Copaíba está implementando dois modelos de Sistemas Agroflorestais em sua propriedade, sendo o primeiro deles composto por: café, abacate, banana, nativas de serviço e nativas madeireiras; e o segundo por: café, banana, nativas de serviço, nativas madeireiras ou castanhas, frutíferas, Juçara e mamão.

“Será muito importante ter esse espaço de Agrofloresta aqui na Copaíba. A gente espera que seja um espaço de troca mesmo, onde proprietários possam visitar e aprender sobre esse sistema.” – comenta Flávia Balderi, secretária executiva e coordenadora do viveiro florestal. Ela finaliza entre risos: “E futuramente a gente vai poder oferecer aos nossos parceiros e amigos, café da nossa própria Agrofloresta!”

O projeto representa um passo significativo na promoção da agricultura sustentável e na preservação ambiental da região. Ao incentivar a implantação de SAFs em propriedades rurais, abre-se um novo caminho para um futuro mais resiliente e equilibrado, onde as pessoas terão a garantia de suas seguranças alimentares e os proprietários rurais verão novas formas e oportunidades de diversificação de suas fontes de renda.

Compartilhe!

Últimas publicações