Copaíba implanta Sistema Agroflorestal Produtivo em parceria com a Prefeitura de Socorro: Iniciativa visa a promoção da agricultura sustentável
Copaíba implanta Sistema Agroflorestal Produtivo em parceria com a Prefeitura de Socorro: Iniciativa visa a promoção da agricultura sustentável
Em um esforço conjunto para promover a agricultura sustentável e a conservação ambiental, a Prefeitura de Socorro está liderando um projeto de implantação de Sistemas Agroflorestais Produtivos (SAFs) em propriedades rurais da cidade. Com o apoio da CATI e do Programa Raízes do Mogi Guaçu, esse projeto não apenas oferece suporte técnico e recursos para os agricultores locais, mas também demonstra o compromisso das autoridades municipais com a construção de um futuro mais verde e resiliente.
Ainda em março de 2023, a Lei Municipal Nº 4539/2023 foi sancionada, dispondo sobre a política municipal de agroecologia e produção orgânica de Socorro, e tendo como objetivo, integrar, articular e adequar políticas públicas, programas e ações de transição agroecológica e da produção orgânica e de base agroecológica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população, por meio do uso consciente dos recursos ambientais e da oferta e do consumo de alimentos saudáveis.
O projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, aprovada no âmbito do Programa Refloresta SP, financiado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP. Teve início em junho de 2023, no espaço da Estação Agroecológica Municipal de Socorro, onde foi plantada sua primeira área demonstrativa. A segunda área com o mesmo objetivo, está sendo criada agora na sede da Copaíba, bairro Pedra Branca. Essas áreas servirão como exemplo e incentivo para práticas sustentáveis na agricultura e como meio para a educação ambiental.
Os SAFs são uma forma de cultivo que integra árvores nativas com culturas agrícolas, e esse consórcio é capaz de promover a diversidade produtiva e a regeneração do ecossistema, o que garante a conservação dos recursos naturais e atende às perspectivas do desenvolvimento rural sustentável.
Associação Ambientalista Copaíba
Através do Programa Raízes do Mogi Guaçu, a Copaíba está fornecendo as mudas de espécies nativas que fazem parte dos SAFs, para serem utilizadas na implantação, garantindo a biodiversidade e a adaptação das plantas ao ambiente local. Espécies como: Algodoeiro, Aroeira pimenteira, Fumo bravo, Mutambo, Jatobá, Peroba-poca, Cedro rosa etc., são parte da lista que compõe os mais de 20 projetos de SAFs de proprietários rurais da cidade.
A Copaíba está implementando dois modelos de Sistemas Agroflorestais em sua propriedade, sendo o primeiro deles composto por: café, abacate, banana, nativas de serviço e nativas madeireiras; e o segundo por: café, banana, nativas de serviço, nativas madeireiras ou castanhas, frutíferas, Juçara e mamão.
“Será muito importante ter esse espaço de Agrofloresta aqui na Copaíba. A gente espera que seja um espaço de troca mesmo, onde proprietários possam visitar e aprender sobre esse sistema.” – comenta Flávia Balderi, secretária executiva e coordenadora do viveiro florestal. Ela finaliza entre risos: “E futuramente a gente vai poder oferecer aos nossos parceiros e amigos, café da nossa própria Agrofloresta!”
O projeto representa um passo significativo na promoção da agricultura sustentável e na preservação ambiental da região. Ao incentivar a implantação de SAFs em propriedades rurais, abre-se um novo caminho para um futuro mais resiliente e equilibrado, onde as pessoas terão a garantia de suas seguranças alimentares e os proprietários rurais verão novas formas e oportunidades de diversificação de suas fontes de renda.
Compartilhe!
Últimas publicações
Copaíba celebrará 25 anos de história, no próximo dia 13 de setembro
Parece que foi ontem que tudo começou, mas já estamos muito perto de completar 25 anos de ações pela Mata [...]
Brasil em chamas: Seca prolongada e ação humana intensificam queimadas em todo o país
O Brasil enfrenta uma crise ambiental sem precedentes, com um aumento alarmante no número de queimadas em todo o território [...]
Copaíba participa do II Workshop sobre Produção de Mudas de Espécies Nativas
No dia 18 de julho, o município de Joanópolis, no estado de São Paulo, foi palco do II Workshop sobre [...]