2º Encontro do Programa Raízes do Mogi Guaçu promove colaboração para a Restauração da Mata Atlântica
2º Encontro do Programa Raízes do Mogi Guaçu promove colaboração para a Restauração da Mata Atlântica
Socorro, SP – Nos dias 29 e 30 de outubro, a cidade de Socorro sediou o 2º Encontro presencial do Programa Raízes do Mogi Guaçu, realizado pelo WWF-Brasil, pela empresa Sylvamo e a parceira implementadora, Associação Ambientalista Copaíba. O evento reuniu um seleto grupo de parceiros dedicados à restauração da bacia do rio do Peixe, incluindo WWF-Brasil, WWF-EUA, Sylvamo Brasil, Sylvamo EUA, Copaíba, Grupo Dispersores, IFSul de Minas – Inconfidentes, Reenvolver, além de proprietários e produtores rurais da região. Juntos, eles formam uma força-tarefa para a restauração e conservação da Mata Atlântica ao longo do rio Mogi Guaçu.
O encontro foi marcado pela troca intensa de experiências e conhecimentos entre os participantes, facilitada pela equipe da Lanterna LAB, especializada em promover engajamento colaborativo em causas ambientais. Durante as dinâmicas, foram gerados conteúdos valiosos, que servirão como base para futuras ações do programa.
A reunião foi uma oportunidade para os presentes discutirem estratégias e novas práticas para a restauração da biodiversidade na região, além da possibilidade de manter o programa ativo. Os dados e análises coletados durante os dois dias de evento serão fundamentais para refinar as iniciativas do projeto, com foco no apoio aos proprietários e produtores rurais na implementação da restauração ecológica em suas áreas.
“O Programa Raízes do Mogi Guaçu chega no seu 6º ano, com resultados expressivos graças ao esforço coletivo da rede de atores da restauração do Mogi Guaçu, em especial dos proprietários rurais que são os protagonistas nesse processo. Essa construção coletiva colabora para que a gente consiga refinar a atuação do programa e chegar em resultados com mais impacto na ponta com lições aprendidas para toda Mantiqueira “, destacou Daniel Venturi, Especialista em Conservação e Restauração do WWF-Brasil.
- Desde o início do programa, em 2018, até agosto de 2024, o Raízes do Mogi Guaçu alcançou resultados expressivos:
- 3 parceiros implementadores,
- 269 hectares em processo de restauração ecológica,
- mais de 294 mil mudas plantadas,
- 142 nascentes protegidas,
- 94 propriedades rurais parceiras engajadas na restauração,
- 58 empregos diretos e indiretos gerados,
- atuação em 10 municípios de São Paulo e Minas Gerais.
Esses números destacam o impacto positivo do programa, que busca recuperar ecossistemas, conservar recursos hídricos e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
O 2º Encontro presencial do Programa Raízes do Mogi Guaçu, mostrou que, através da união de forças de ONGs, setor privado, instituições acadêmicas e a comunidade local, é possível alcançar soluções práticas e duradouras para a recuperação do bioma mais biodiverso do mundo, que é a Mata Atlântica.
Compartilhe!
Últimas publicações
Colaboradoras da A.A. Copaíba são homenageadas pela OAB e pelo Rotary, em Socorro
Colaboradoras da A.A. Copaíba são homenageadas pela OAB e pelo Rotary, em Socorro As cerimônias de reconhecimento ao trabalho desempenhado [...]
Em ação do programa Raízes do Mogi Guaçu
Em ação do programa Raízes do Mogi Guaçu, Copaíba lidera a restauração de áreas florestais com o plantio de mais [...]
Início à articulação com poder público para avançar na agenda de sustentabilidade em 19 municípios da região
Associação Ambientalista Copaíba dá início à articulação com poder público para avançar na agenda de sustentabilidade em 19 municípios da [...]