Você sabe o que é mudança climática?

Você sabe o que é mudança climática?

Publicado em: 16 de março de 2021

A mudança climática é o fenômeno causado pelo aquecimento global, devido aos níveis extremos de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. As mudanças são alterações no clima em todo o planeta. E suas consequências são irreversíveis para a vida no planeta terra.

Considerado hoje o maior problema ambiental a nível global, já se sabe que o aquecimento global e a mudança climática não acontecem apenas por fatores naturais, como, glaciações e mudanças na órbita terrestre.  As atividades humanas contribuem consideravelmente para agravar essa situação.

Desde a Revolução Industrial o ser humano aumentou a queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo, gás natural, entre outros. Para suas atividades cotidianas, como, transportes, indústrias, aquecimento de casas, produção de bens e consumo, etc.

Esses gases ficam acumulados na superfície terrestre o que provocam o chamado, Efeito Estufa, fenômeno que retém grande parte do calor proveniente da radiação solar mantendo a superfície terrestre aquecida.
Devido ao crescente aumento das emissões de gases de efeito estufa, esse fenômeno se intensificou, provocando o  aquecimento global, ou seja, o aumento da temperatura média da atmosfera terrestre.

No Brasil, o desmatamento é responsável pela maior parte das emissões de gases do efeito estufa. Quando uma floresta é queimada há liberação de uma grande quantidade de carbono na forma de CO2 para a atmosfera. Em 2020 o Brasil bateu recorde em desmatamento por queimadas.

As consequências são muitas para o meio ambiente e para a humanidade, desde os desastres naturais cada vez mais frequentes, como tufões, tornados, tempestades, inundações, deslizamentos de terra, fortes ondas de calor e secas intensas até as perdas na agricultura, doenças respiratórias e cardíacas, pessoas desabrigadas, migração, aumento da pobreza, proliferação de doenças, novas pandemias, etc. Como faríamos para nos reinventar?

Compartilhe!

Últimas publicações