Pacto pela Restauração da Mata Atlântica promove 2º Encontro Nacional das Unidades Regionais – Associação Ambientalista Copaíba esteve presente

Pacto pela Restauração da Mata Atlântica promove 2º Encontro Nacional das Unidades Regionais – Associação Ambientalista Copaíba esteve presente

Publicado em: 31 de outubro de 2023

Durante os dias 24 a 28 de outubro, aconteceu o 2º Encontro Nacional das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O evento foi dividido em dois momentos, tendo início na sede da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida – Apremavi e terminando na sede do Instituto Çarakura, ambos no estado de Santa Catarina.

Representantes de 12 das 16 Unidades Regionais estiveram presentes, além da Secretaria Executiva e o Conselho de Coordenação do Pacto. Hoje as Unidades Regionais são compostas por: Apremavi, Apoena, Associação Mico Leão Dourado, Cepan, Copaíba, Dap, Eco Ocelot, Gambá, Ibam, Instituto Çarakura, Iracambi, Mater Natura, MV, Natureza Bela, Regua e Save Brasil. Todas elas trabalham na cadeira da restauração, compartilhando informações e criando elos nesta importante atuação.

Os cinco dias foram cheios de atividades, aprendizados e debates importantes. Os representantes puderam trocar informações sobre os trabalhos que vêm desenvolvendo, compartilhar experiências, visitar áreas em processos de restauração ecológica, plantar mudas nativas no Parque Municipal da Mata Atlântica, em Atalanta (SC), e conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Apremavi e Instituto Çarakura.

Flávia Balderi, Secretária Executiva e representante da Copaíba no encontro das Unidades do Pacto, disse ser difícil descrever a relevância e a satisfação de ter vivido esses dias. “Foram muitos momentos de aprendizado, experiências, trocas, contatos, acolhimento, conexão e partilha”, comenta Flávia.

 

Sobre o Pacto

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica é um movimento nacional que articula e integra atores interessados na restauração do bioma, induzindo ações e resultados em larga escala, com benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Estabelecido em abril de 2009, o Pacto atua estrategicamente articulando instituições públicas e privadas, governos, empresas, comunidade científica e proprietários de terras para integrar seus esforços e recursos na geração de resultados em restauração e conservação da biodiversidade nos 17 estados do bioma.

Durante o Encontro das URs o coordenador do Pacto, Rubens Benini, que também representou a TNC, encerrou o ciclo de depoimentos fazendo um convite para que o movimento siga crescendo e possa atingir a meta de restaurar 15 milhões de hectares até 2050.

Compartilhe!

Últimas publicações