Inovação na Restauração Ecológica: Teste com uso de drone para dispersão de sementes nativas
Inovação na Restauração Ecológica: Teste com uso de drone para dispersão de sementes nativas
A empresa líder em gestão ambiental, Ambipar, em parceria com a Associação Ambientalista Copaíba e a empresa Sylvamo-Brasil, por meio de um projeto inovador, estão testando o uso de drones para a dispersão de sementes de espécies nativas em uma propriedade rural localizada em Socorro/SP – um passo audacioso rumo à restauração ecológica.
A iniciativa visa enfrentar os desafios da restauração de ecossistemas degradados, especialmente em áreas extensas e de difícil acesso. O uso de drones pretende agilizar o processo de semeadura e alcançar áreas que seriam inacessíveis por métodos convencionais.
A dispersão das sementes aconteceu em um primeiro momento em fevereiro e contou com a presença de técnicos e colaboradores dos parceiros do projeto, que puderam acompanhar o processo e sanar dúvidas durante os voos. Um segundo momento ainda ocorrerá neste mês de março, e ao todo, serão dispersos mais de 5 quilos de sementes, de 23 espécies nativas, sendo elas: Algodoeiro, Farinha seca, Figueira do brejo, Figueira-da-pedra, Fumo bravo, Aroeira pimenteira, Lixa, Quina de São Paulo, Angico-vermelho, Monjoleiro, Ipê amarelo, Embaúba, Cedro, Goiaba, Quina, Taiúva, Araçá roxo, Araçazinho, Figueira branca, Fumeiro, Mutambo, Pau-viola, e Sandra d’água, em 0,4 hectares de terras. Além dessas espécies, o Feijão guandu também foi disperso em conjunto, para que suas raízes possam auxiliar na fixação da terra, evitando os desbarrancamentos.
A utilização de drones nas áreas ambientais tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais utilizada. Esses veículos aéreos não tripulados possibilitam a coleta de dados precisos e em tempo real, permitindo o monitoramento de áreas remotas e de difícil acesso de maneira eficiente. Além disso, os drones têm sido empregados em diversas atividades, como mapeamento de áreas e cobertura do solo, identificação de espécies, detecção de desmatamento e incêndios florestais, geração de imagens e produtos para a execução de projetos e planejamento das ações, acompanhamento de processos erosivos, bem como na dispersão de sementes e aplicação de agroquímicos, dois dos serviços realizados pela própria Ambipar.
Todas as sementes, fornecidas pela Copaíba, passaram por um beneficiamento feito pela Ambipar, através de uma película protetora, para garantia de sua maior sobrevivência em campo. Sementes menores foram alocadas dentro de cápsulas junto com substratos nutritivos, enquanto as maiores foram dispersas diretamente ao solo. Tanto as cápsulas, quanto os substratos, são materiais reutilizados de outros processos, garantindo o reaproveitamento desses produtos que seriam descartados pela indústria. O monitoramento será realizado pela Copaíba e sua equipe técnica pelo período de dois anos e pretende-se acompanhar o desenvolvimento das sementes que germinarem, necessidade de manutenções como, controle de capim, formigas cortadeiras, espécies invasoras etc.
A propriedade que está localizada no bairro Barrocão, em Socorro, é parceira da Copaíba e também está restaurando suas áreas de APPs através dos plantios diretos com mudas já bem desenvolvidas. O bairro representa um ponto focal da restauração do município, já que abriga um dos córregos que abastecem diretamente o rio do Peixe, que cruza a cidade. No mês de janeiro, durante as fortes chuvas, provou-se o quanto faz-se necessária a recuperação da mata no entorno dos afluentes e medidas que auxiliem a melhor absorção e direcionamento das águas.
O teste está sendo conduzido com o objetivo de avaliar a eficácia e os benefícios dessa técnica, como a porcentagem de cobertura após dois anos e a desaceleração do processo erosivo que hoje encontra-se na área. Esperam-se resultados positivos dessa iniciativa que, para além de preservar e restaurar um ecossistema natural de difícil ou nenhum acesso humano, também possa contribuir no avanço de tecnologias para conservação da natureza.
Drone dispersando as sementes
Área de grande erosão onde ocorreu a dispersão das sementes
Compartilhe!
Últimas publicações
Primeira fase do programa Condomínio Mata Atlântica realiza o plantio de 2,4 mil mudas
Iniciativa da Associação Copaíba prevê que, a cada R$15 doados, 5m² de floresta sejam restaurados Com o objetivo de restaurar [...]
Copaíba participa do programa BTG Soma Meio Ambiente
Promovido pelo BTG Pactual e desenvolvido pelo Ago Social, o programa disponibilizou seis meses de aprendizado e reconheceu a importância [...]
Programa “Adote uma Floresta” da Associação Ambientalista Copaíba apoia empresas no plantio de mais de 30 mil árvores no interior paulista
A iniciativa está alinhada à agenda 2030 da ONU e está disponível para parcerias com companhias de todo o Brasil. [...]