Estado de São Paulo ganha quatro novas Unidades de Conservação
Estado de São Paulo ganha quatro novas Unidades de Conservação
Reserva da Copaíba, em Socorro recebe título e reconhecimento de RPPN
No dia 31/01, em celebração Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), foi realizada a cerimônia para entrega dos títulos das quatro novas Reservas do Estado de São Paulo. As novas unidades de conservação estão localizadas nas cidades de Pindamonhangaba, Socorro, Indaiatuba e São José do Barreiro, e somam 140,09 hectares de área protegida. Agora, contando com essas novas unidades, o Estado de São Paulo possui 99 destas áreas oficialmente reconhecidas, sendo 51 pela Fundação Florestal, 47 pelo ICMBio e uma pela Prefeitura de São Paulo. E existem 24 pedidos de reconhecimento em andamento com área potencial de 2.317,97 hectares.
Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a existência das RPPNs mostra que a parceria desses cidadãos, proprietários das RPPNs, com a SIMA atesta os propósitos do Governo do Estado, através de todas as suas secretarias, em trabalhar juntos, de forma integrada, com o espírito de realizar. “Temos que somar, com esse espírito de cidadania, olhando para o próximo, pois só assim poderemos cumprir nossos objetivos. Todas as ações do Governo são para a proteção do meio ambiente e, acima de tudo, a segurança do povo paulista”, enfatizou.
O evento foi realizado na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e contou com a presença do secretário Marcos Penido; do diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz; do diretor de Relações Institucionais da FREPESP (Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo), Antônio Carioba; do assessor de gabinete
Eduardo Trani; da presidente da CETESB, Patrícia Iglecias; e do comandante geral da Polícia Militar Ambiental, cel. Homero de Giorge Cerqueira.
RPPN Copaíba
A RPPN Copaíba nasceu de um sonho conjunto da própria Copaíba e das doadoras da nossa atual propriedade. A vontade de contribuir para um mundo melhor e para a conservação da natureza fez com que uma área de mais de 20 mil m2 de floresta se transformasse em uma importante Unidade de Conservação para a região.
Toda a área da Reserva foi restaurada pela Copaíba e essa RPPN será utilizada para incentivar que novas Unidades de Conservação sejam criadas na nossa região, além de já contribuir para a sensibilização da sociedade sobre a importância da restauração e conservação da Mata Atlântica, através das vivências ambientais que já são realizadas através do Verde Novo, projeto executado pela Copaíba, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Socioambiental.
Compartilhe!
Últimas publicações
Copaíba denuncia situação crítica de queimadas no Circuito das Águas Paulista e pede ações urgentes do poder público
A Associação Ambientalista Copaíba, atuante há 25 anos pela conservação da Mata Atlântica nas bacias dos rios do Peixe e [...]
2º Encontro do Programa Raízes do Mogi Guaçu promove colaboração para a Restauração da Mata Atlântica
Socorro, SP – Nos dias 29 e 30 de outubro, a cidade de Socorro sediou o 2º Encontro presencial do [...]
Associação Ambientalista Copaíba participa do 4º Encontro das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
Entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, a região do Caparaó, no Espírito Santo, foi palco do [...]