Associação Ambientalista Copaíba alcança marca histórica de 4 Milhões de mudas nativas da Mata Atlântica produzidas em seu Viveiro Florestal
Associação Ambientalista Copaíba alcança marca histórica de 4 Milhões de mudas nativas da Mata Atlântica produzidas em seu Viveiro Florestal
Tendo como missão e focada em conservar e restaurar a Mata Atlântica dos rios do Peixe e Camanducaia, a Associação Ambientalista Copaíba celebra neste mês um marco significativo em sua trajetória. A organização atingiu a impressionante marca de 4 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica produzidas em seu viveiro florestal, que está localizado no bairro Pedra Branca, em Socorro/SP.
Desde sua fundação, em 1999, a Copaíba tem se dedicado a promover o plantio em áreas degradadas, a proteção da fauna e flora locais, a conscientização e sensibilização ambiental, a participação em políticas públicas e a produção de mudas nativas de mais 130 espécies.
O primeiro viveiro da organização foi construído em 2001, na chácara da família Sartori. Neste local, quase 20 mil mudas de 61 espécies foram produzidas. Em 2005, o viveiro foi realocado para o espaço cedido pelo Asilo José Franco Craveiro, onde permaneceu até 2016. Como esta área era maior e com o passar do tempo e a estruturação da Copaíba, mais de 1,5 milhões de mudas foram produzidas. Em 2014 as proprietárias Eliane Vaz Guimarães e Eliane Aparecida da Silva, doaram a sua propriedade localizada no bairro Pedra Branca para a Copaíba, que em 2016 a transformou em sua sede e pode ampliar ainda mais o viveiro, atingindo uma capacidade de produção anual de 500 mil mudas.
Toda muda tem seu início com a coleta das sementes, feita pela própria Copaíba, através de árvores matrizes e catalogadas nos fragmentos florestais da região. Elas são separadas, limpas, armazenadas, muitas passam por processos de beneficiamentos, são semeadas, adubadas, regadas diariamente, cuidadas e só saem do viveiro após estarem rustificadas e com raízes bem formadas. Neste processo existe uma porcentagem de perda, que é muito pequeno comparado ao total da produção.
Angico, Baúna, Capixingui, Cedro, Dedaleiro, Grumixama, Jabuticaba, Mutambo, Paineira, Palmito, Pata de vaca, Pinheiro do paraná, Pitanga, Quina, Uvaia e tantas outras espécies nativas da Mata Atlântica são produzidas no viveiro florestal Copaíba. Elas abastecem iniciativas de restauração ecológica da Mata Atlântica da própria organização e de proprietários de terra dos municípios localizados nas bacias hidrográficas dos rios do Peixe e Camanducaia, além de também serem comercializadas para o público em geral.
A Alexandra Godoy, supervisora do viveiro Copaíba, comenta que o “viveiro da Associação é uma peça central da iniciativa de reflorestamento”. Ela atua desde 2018 na produção dessas mudas e tem orgulho em dizer que ao menos 1,8 milhões delas, passaram por suas mãos, que cuidam da repicagem, processo minucioso que consiste na transferência das mudas de um recipiente inicial (telado de areia), para recipientes maiores (tubetes). “Este marco é uma prova de que podemos alcançar números inimagináveis! Continuaremos nos dedicando à esse importante trabalho, que começa internamente, mas que ganha força e se transforma em importantes florestas lá fora” – comenta Alexandra.
A marca de 4 milhões de mudas é mais do que um número; é um testemunho do compromisso dos membros, colaboradores, conselheiros, associados, proprietários, parceiros, empresas, doadores e voluntários da Associação Ambientalista Copaíba. É também um lembrete poderoso de que, mesmo diante dos desafios ambientais globais, a ação local pode gerar um impacto significativo.
Compartilhe!
Últimas publicações
Colaboradoras da A.A. Copaíba são homenageadas pela OAB e pelo Rotary, em Socorro
Colaboradoras da A.A. Copaíba são homenageadas pela OAB e pelo Rotary, em Socorro As cerimônias de reconhecimento ao trabalho desempenhado [...]
Em ação do programa Raízes do Mogi Guaçu
Em ação do programa Raízes do Mogi Guaçu, Copaíba lidera a restauração de áreas florestais com o plantio de mais [...]
Início à articulação com poder público para avançar na agenda de sustentabilidade em 19 municípios da região
Associação Ambientalista Copaíba dá início à articulação com poder público para avançar na agenda de sustentabilidade em 19 municípios da [...]